Práticas educativas parentais e vulnerabilidade social : o olhar de crianças e adolescentes

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Autor(es): dc.contributorWeber, Lidia Natalia Dobrianskyj-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGomes, Luana Cavicion, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:31:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:31:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65608-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Dra. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 130-150-
Descrição: dc.descriptionResumo: A família representa um sistema dinâmico no qual a relação da criança com seus pais ou cuidadores acaba se tornando um modelo das futuras relações sociais. Sabe-se que uma criança precisa de afeto e cuidado individualizado e o presente estudo possibilitou a compreensão, por meio do olhar de crianças e adolescentes, dos contextos de cuidados com a criança e a família e suas relações com o desenvolvimento infanto-juvenil. O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social (acolhimento institucional e projeto de atendimento social) percebem a si mesmas, suas famílias e as práticas educativas de seus cuidadores, além de investigar a autoestima das crianças em relação à percepção das práticas educativas parentais, os eventos estressores relacionados a essas práticas e especialmente o nível de esperança para uma construção emocional positiva. A pesquisa foi realizada em duas Casas Lares e uma ONG da cidade de Curitiba. Participaram do estudo 75 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 8 e 17 anos. Os resultados mostram que: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade anseiam por suas famílias e as veem como cerne de suas vidas; os eventos estressores (ser tocado sexualmente, sofrer bullying na escola, ter brigas e conflitos familiares) têm impacto na construção emocional das crianças e adolescentes; a autoestima está abaixo da média esperada e tem relação positiva significativa com o envolvimento dos pais, mas relação negativa com os eventos estressores; a esperança é presente na vida dos participantes como um fator de proteção e está relacionada diretamente com o modelo parental do pai. Assim, os resultados evidenciam a necessidade de a sociedade trabalhar em prol da criação de programas de apoio, assistência e políticas públicas voltados ao atendimento e fortalecimento das famílias como formas mais efetivas e saudáveis de cuidado e amparo. Palavras-chave: Vulnerabilidade social. Práticas educativas parentais. Famílias.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The family represents a dynamic system where the relationship of the child with her parents or caregivers ends up becoming a prototype of her future social relations. It is known that a child needs affection and individualized care and the present study made it possible to understand, through the eyes of children and teenagers, from the contexts of care with the child and her family and her relationship with the development of juvenile child. The main target of this research was to understand how children and teenagers in situations of social vulnerability (institutional care and social care project) realize themselves, their families and the educational practices of their caregivers, besides investigating the children's self-esteem in relation to their perception of parental educational practices, the stressful events related to those practices and especially the level of hope for a positive emotional construction. The research was carried out in two Care Homes and one NGO at the town of Curitiba (Paraná). 75 children and teenager of both sex, male and female, took part in the study, ages from 8 to 17. The results show that: children and teenagers in situations of vulnerability yearn for their families and see them as the core of their lives; the stressful events (as being sexual touched, bullying at school, fights and family conflicts), have an impact on the emotional construction of children and teenagers; selfesteem is below the expected average and has a significant positive relation with the involvement of parents, but negative relation with the stressful events; hope is present in participants' lives as a protective factor and is directly related to the father parental model. Therefore, the results highlight to the society the need of a work towards the creation of support programs, assistance and public policies focused on the care and strengthening of families as a more effective and healthy forms of care and protection. Keywords: Social vulnerability. Parental educational practices. Families-
Formato: dc.format181 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Assistencia em instituições-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Assistencia em instituições-
Palavras-chave: dc.subjectFamilias com problemas-
Palavras-chave: dc.subjectPais e filhos-
Palavras-chave: dc.subjectDesajustamento social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePráticas educativas parentais e vulnerabilidade social : o olhar de crianças e adolescentes-
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