Religiões de matriz africana como um tema controverso : diálogos possíveis entre cultura histórica e a cultura escolar

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Autor(es): dc.contributorUrban, Ana Claudia, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCaldas, Camila Chueire, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65600-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dr.ª Ana Claudia Urban-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/07/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 127-133-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa se iniciou a partir do questionamento de como as religiões de Matriz Africana estariam presentes na cultura escolar e na cultura de uma escola, com o objetivo de investigar como, e se, as religiões de matriz africana se manifestam na cultura escolar e na cultura de uma escola (FORQUIN, 1992, 1993; APPLE, 1989). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, no qual se analisou documentos oficiais, manuais didáticos e atividades escolares, de uma escola estadual em Curitiba, no ano de 2018. Percebeu-se, com a pesquisa, que as religiões de matriz africana estão presentes nos documentos de modo frágil, mas que se manifestam no ambiente escolar por fazerem parte cultura histórica dos alunos. Pretendeu-se, contudo, demonstrar a importância do ensino destas religiões, não somente para a aprendizagem dos conhecimentos históricos, mas como um conteúdo relevante para que seja possível o rompimento de barreiras históricas de preconceito com estas religiões e mitigar a ignorância sobre o papel delas na formação histórica e cultural do Brasil. A partir da compreensão de que o ensino de História deva ter sentido e contribuir para a formação de uma consciência histórica que possibilite aos alunos melhor se orientar em suas vidas. A pesquisa ancorou-se no referencial teórico da Educação Histórica, principalmente em Jörn Rüsen (1994, 2007, 2011, 2015), Maria Auxiliadora Schmidt (2009a, 2009b, 2011, 2013, 2014, 2015, 2016) e Isabel Barca (2001, 2017). Ainda, ao tentar perceber essas religiões como um tema controverso na História do Brasil tomando como base as discussões de Von Borries (2016), Schmidt (2015) e Falaize (2014), visou demonstrar que com base no Novo Humanismo, como proposto por Rüsen (2015), é possível que se forme identidades sem a desumanização do outro, contribuindo para uma comunicação intercultural que possibilite a aceitação e o respeito ao outro, as diferenças, ao diferente. Palavras-chave: Educação Histórica. Religiões de Matriz Africana. Temas Controversos. Novo Humanismo. Cultura escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present research started from the question of how African-oriented religions would be present in the school culture and in the culture of a school, aiming to investigate how, and if, the African-oriented religions manifest themselves in the school culture and in the culture of a school (FORQUIN, 1992, 1993; APPLE, 1989). To this end, a qualitative case study research was conducted, in which official documents, textbooks and school activities from a state school in Curitiba, in 2018, were analyzed. It was noticed through the research that the presence of Africanoriented religions are scarce in the documents, but they manifest themselves in the school environment as they are part of the students' historical culture. It was intended, however, to demonstrate the importance of teaching these religions, not only for the learning of historical knowledge, but as a relevant content in order to overcome historical barriers of prejudice with these religions and mitigate ignorance about their role in the historical and cultural formation of Brazil. From the understanding that the teaching of history must have meaning and contribute to the formation of a historical awareness that enables students to better orient themselves in their lives. The research was anchored in the theoretical framework of Historical Education, mainly in Jörn Rüsen (1994, 2007, 2011, 2015), Maria Auxiliadora Schmidt (2009a, 2009b, 2011, 2013, 2014, 2015, 2016) and Isabel Barca (2001, 2017). Still, in trying to perceive these religions as a controversial theme in Brazilian History based on the discussions of Von Borries (2016), Schmidt (2015) and Falaize (2014), it aimed to demonstrate that based on the New Humanism, as proposed by Rüsen (2015), it is possible to form identities without the dehumanization of the other, contributing to an intercultural communication that allows the acceptance and respect for the other, the differences, the different. Keywords: Historical Education. African-oriented. Religions. Controversial Issues. New Humanism. School culture.-
Formato: dc.format135 p. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectReligião - África-
Palavras-chave: dc.subjectReligião - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectReligião e cultura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Religião-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleReligiões de matriz africana como um tema controverso : diálogos possíveis entre cultura histórica e a cultura escolar-
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