Sala de aula invertida no ensino de química : limites e possibilidades em uma escola pública da educação básica

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Autor(es): dc.contributorGuimarães, Orliney Maciel, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional-
Autor(es): dc.creatorMota, Ozair da Silva, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:31:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:31:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65597-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65597-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarães-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Defesa : Curitiba, 28/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 122-126-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar os limites e possibilidades da Sala de Aula Invertida no Ensino de Química em uma escola pública da educação básica. Para isso foi elaborada uma unidade didática sobre o conteúdo de Termoquímica, o qual foi escolhido por fazer parte do programa da disciplina de Química e o que seria ministrado no período de aplicação da proposta pelo professor autor desse trabalho. A sequência didática compreendeu 12 aulas, as quais foram desenvolvidas uma parte de forma virtual, utilizando-se a Plataforma Google Sala de Aula e a outra parte presencialmente em sala de aula e abordou os seguintes tópicos: Introdução à Termoquímica; Conceito de energia e fontes de energia; Combustíveis, formas alternativas de energia e combustão; Medida de calor, unidades de calor e cálculo da quantidade de calor; Realização e discussão de experimento sobre a determinação do poder calorífico de alguns combustíveis; Combustíveis, reações endotérmicas e exotérmicas, reações de combustão e calorimetria; Conceitos de entalpia, variação de entalpia, processos endotérmicos e exotérmicos, a variação de entalpia nas mudanças de estado físico e gráficos de variação de entalpia; Conceitos de entalpia padrão e entalpia de reações Químicas: entalpia de formação, entalpia de combustão e energia de ligação; Realização e discussão de experimento sobre a determinação do calor de combustão da castanha do Pará, de nozes e do amendoim; Poder calórico dos alimentos e alimentação saudável; e Atividade de elaboração e análise de uma dieta diária individual em termos calóricos. Para a constituição dos dados foram utilizados os diários de campo do professor, as respostas das atividades postadas no ambiente virtual de aprendizagem pelos alunos e um questionário final avaliativo sobre a metodologia desenvolvida, sendo que os colaboradores da pesquisa foram 25 alunos do 2º. ano do Ensino Médio de uma escola pública da educação básica localizada no município de Curitiba-PR. Para análise dos dados foi utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram entre as limitações: a ausência física do professor no momento em que o aluno assiste as videoaulas, a defasagem ou ausência das TDIC na escola e por parte de alguns alunos. Por outro lado, as possibilidades pedagógicas identificadas a partir dos dados constituídos foram muito animadoras e destacamos, entre elas: o maior protagonismo dos alunos; a ampliação e aprofundamento dos estudos, sobretudo com o uso do universo de informações e videoaulas disponíveis na internet; a maximização e intensificação das relações aluno-aluno e aluno-professor e a possibilidade de se ter as aulas disponíveis 24 horas por dia nos 7 dias da semana, o que consiste em trabalhar dentro da realidade digital na qual estamos vivenciando e nossos alunos são "nativos". Como produto educacional foi elaborado um tutorial contendo instruções sobre como gravar videoaulas no YouTube, como inverter as aulas utilizando a plataforma Google Sala de Aula, bem como a unidade didática sobre Termoquímica desenvolvida para avaliar a proposta. Palavras-chave: Sala de Aula Invertida, Ensino de Química, Escola Pública, Educação básica, Termoquímica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this research was to analyze the limits and possibilities of the Inverted Classroom in Chemistry Teaching in a public elementary school. For this, a didactic unit about the content of Thermochemistry was elaborated, which was chosen for being part of the program of the discipline of Chemistry and what would be taught in the period of application of the proposal by the professor author of this work. The didactic sequence consisted of 12 classes, which were developed in a virtual way, using the Platform Google Classroom and the other part in person in the classroom and addressed the following topics: Introduction to thermochemistry; Concept of energy and energy sources; Fuels, alternative forms of energy and combustion; Measurement of heat, heat units and calculation of the amount of heat; Conduct and discussion of experiment on the determination of the calorific power of some fuels; Fuels, endothermic and exothermic reactions, combustion reactions and calorimetry; Enthalpy concepts, variation of enthalpy, endothermic and exothermic processes, the variation of enthalpy in the changes of physical status and graphics of variation of enthalpy; Enthalpy concepts, enthalpy variation, endothermic and exothermic processes, enthalpy variation in physical state changes and enthalpy variation graphs; Concepts of standard enthalpy and chemical reaction enthalpy: formation enthalpy, combustion enthalpy and binding energy; Conducting and discussing an experiment on the determination of the combustion heat of Brazil nuts, nuts and peanuts; Caloric power of food and healthy eating; and Activity of elaboration and analysis of an individual daily diet in caloric terms. For data collection, the teacher's field diaries were used, the responses of the activities posted in the virtual learning environment by the students, a final evaluation questionnaire on the methodology developed, of which the research collaborators were 25 students of the 2nd. High School year of a public school of basic education located in the city of Curitiba-PR. For data analysis, the Content Analysis methodology was used. The results pointed out among the limitations: the physical absence of the teacher at the moment the student watches the video classes, the lag or absence of DICT (Digital Information and Communication Technologies) in the school and some students. On the other hand, the pedagogical possibilities identified from the constituted data were very encouraging and we highlight, among them: the greatest protagonism of the students; the broadening and deepening of studies especially with the use of the universe of information and video lessons available on the internet; the maximization and intensification of student-student and student-teacher relationships and the possibility of having classes available 24 hours a day, 7 days a week, which consists of working within the digital reality in which we are living and our students are " native ". As an educational product, a tutorial was developed containing instructions on how to record video lessons on YouTube and how to reverse classes using the Google Classroom platform, as well as the Thermochemistry didactic unit developed to evaluate the proposal. Key Words: Flipped Classroom, Chemistry Teaching, Public School, Basic Education,-
Formato: dc.format206 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTermoquimica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Título: dc.titleSala de aula invertida no ensino de química : limites e possibilidades em uma escola pública da educação básica-
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