Ensino de ciências nos anos iniciais : um diálogo com professores polivalentes

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Autor(es): dc.contributorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorTomé, Lucas Maximiliano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:35:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:35:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65581-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Drª. Luciane Ferreira Mocrosky-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 23/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 140-146-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa se insere na modalidade qualitativa, assumida na abordagem fenomenológica, e foi orientada pela interrogação "Que compreensões o professor dos anos iniciais tem sobre Ciências e o seu ensino? Para explicitar compreensões sobre o fenômeno Ciências-e-seu-ensino-nos-anos-iniciais, foram seguidos trajetos que confluíram em torno da interrogação: os estudos sobre o Ensino de Ciências como disciplina na Educação Básica, o papel dos professores que ensinam Ciências no Ensino Fundamental - anos iniciais, abrangendo aspectos da legislação, focando o que leis e autores dizem sobre o tema. Avançando-se, buscou-se, também, ir ao encontro dos professores para escutar como eles compreendem o ensino de Ciências. No encontro com treze professores da região metropolitana de Curitiba, a eles foi perguntado "Como o sr.(a) compreende o ensino de Ciências para as crianças, ou seja, nos anos iniciais do Ensino Fundamental?", e deixado que falassem livremente. O dito pelos depoentes, gravado em áudio, foi transcrito e suas falas se tornaram textos descritos, os quais foram analisados fenomenologicamente em dois movimentos consecutivamente articulados, a análise ideográfica e análise nomotética. O primeiro movimento diz respeito ao individual. Em cada texto descritivo dos sujeitos foram destacados trechos que são unidades significativas ao perguntado, pertinente à interrogação. Tais unidades significativas foram interpretadas à luz dos depoimentos e, num segundo momento, na análise nomotética, deu-se o encaminhamento à busca de generalizações do fenômeno em estudo. Das cinquenta e sete unidades de significado, seis ideias nucleares destacaram-se por sucessivas reduções e confluíram em duas categorias abertas nomeadas como Compreensões do Ensino de Ciências nos anos Iniciais e Professoralidade. Ambas foram discutidas no diálogo do pesquisador com os sujeitos e com a literatura, pelos textos declarados em entre-vistas e pelo publicado na academia. Os desdobramentos dessa pesquisa permitiram compreender que o ensino da disciplina de Ciências acaba ficando em segundo plano, perdendo espaço para a alfabetização entendida pela leitura, escrita e operações com números. Além disso, o professor dos anos iniciais enfrenta dificuldades, como tempo para ensinar Ciências, material didático, falta de apoio pedagógico e currículo extenso. Evidenciou-se também a falta de afinidade desse professor com a disciplina, ora por falta de formação, ora pelas exigências da alfabetização fazerem frente. Apesar do ensino nos anos iniciais ser importante para a formação do aluno como cidadão, o estudo realizado mostra que a disciplina de Ciências perdeu espaço no cronograma curricular. Palavras-chaves: Educação Básica. Anos iniciais. Ensino da disciplina de Ciências. Professores que ensinam Ciências nos anos iniciais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is part of the qualitative modality, assumed in the phenomenological approach, and was guided by the question "What understandings do the teachers of the early years have about science and its teaching? To clarify understandings of the science-and-its-teaching phenomenon in the early years, paths that converged around the questioning were followed: studies on science teaching as a subject in basic education, the role of teachers who teach science in Elementary School - early years, covering aspects of legislation, focusing on what laws and authors say about the subject. Moving forward, we also sought to meet teachers to hear how they understand science teaching. At the meeting with thirteen teachers from the Curitiba metropolitan region, they were asked "How do you understand science teaching for children, that is, in the early years of elementary school?", and allowed them to speak freely. The statement by the interviewees, recorded in audio, was transcribed and their speeches became described texts, which were analyzed phenomenologically in two consecutively articulated movements, the ideographic analysis and nomothetic analysis. The first movement concerns the individual, in each descriptive text of the subjects were highlighted excerpts that are significant units to the question, relevant to the question. These significant units were interpreted in the light of the testimonies and, in a second moment, in the nomothetic analysis, the search for generalizations of the phenomenon under study was conducted. Of the fifty-seven units of meaning, six core ideas stood out for successive reductions and merged into two open categories named Understanding Science Teaching in the Early Years and Teaching. Both were discussed in the researcher's dialogue with the subjects and the literature, the texts declared in interviews and the published in the academy. The consequences of this research allowed us to understand that the teaching of the science discipline ends up in the background, losing space for literacy understood by reading, writing and number operations. In addition, the early years teacher faces difficulties, such as time to teach science, teaching materials, lack of pedagogical support and extensive curriculum. It was also evidenced the lack of affinity of this teacher with the discipline, sometimes for lack of formation, sometimes for the demands of literacy to face. Although teaching in the early years is important for the education of the student as a citizen, the study shows that the science discipline lost space in the curriculum. Keywords: Science discipline teaching; Teachers who teach science in the early years; Basic education; Early years.-
Formato: dc.format149 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCiencias - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleEnsino de ciências nos anos iniciais : um diálogo com professores polivalentes-
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