Metodologia da ação docente : uma prática reflexiva na formaçao profissional do bombeiro-militar

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Autor(es): dc.contributorCortez, Luiz Alberto de Souza-
Autor(es): dc.contributorBreda, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública-
Autor(es): dc.creatorCandido, Luiz Alberto Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:34:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:34:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65553-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65553-
Descrição: dc.descriptionOrientadores: Anderson William de Souza Cortez, Sonia Maria Breda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Publica-
Descrição: dc.descriptionResumo: Destaca a metodologia da ação docente como aliada na formação profissional bombeiro- militar a partir da interação instrutor e aluno no processo ensino-aprendizagem no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Para coleta de dados utilizou-se entrevistas gravadas com alunos e instrutores do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, sediada em São José dos Pinhais, Paraná, sendo que a pesquisa realizada tem como fato gerador deste estudo, as dificuldades de aprendizado do aluno a partir da capacidade interativa e didática do instrutor. Apresenta ideias e pensamentos de autores em períodos históricos do desenvolvimento da sociedade com base nas tendências pedagógicas e sua evolução a partir de pressupostos teóricos. Estabelece, por meio de referenciais teóricos e análise de entrevistas, o que ocorre no curso de formação em relação a qualidade docente na exposição do conteúdo. Busca oferecer subsídios aqueles que trabalham na área de formação ajudando a compreender esse processo continuo de atualização para o instrutor-mediador. A Portaria de Ensino da Polícia Militar do Estado do Paraná e o manual do Instrutor da Polícia Militar do Estado do Paraná completam o raciocínio do presente estudo ao se mostrarem atualizados e aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Conclui que o aperfeiçoamento didático e profissional do instrutor e essencial para formação do bombeiro-militar do Estado do Paraná, pois exige deste, ser mais verbal do que gráfico dominando a arte da oratória a fim de se expressar de forma clara e objetiva.-
Formato: dc.format81 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBombeiros - Formação profissional - Métodos de ensino - Formação profissional - Métodos de ensino-
Título: dc.titleMetodologia da ação docente : uma prática reflexiva na formaçao profissional do bombeiro-militar-
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