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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cortez, Luiz Alberto de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Breda, Sonia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Candido, Luiz Alberto Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:34:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:34:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65553 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65553 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores: Anderson William de Souza Cortez, Sonia Maria Breda | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Publica | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Destaca a metodologia da ação docente como aliada na formação profissional bombeiro- militar a partir da interação instrutor e aluno no processo ensino-aprendizagem no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Para coleta de dados utilizou-se entrevistas gravadas com alunos e instrutores do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, sediada em São José dos Pinhais, Paraná, sendo que a pesquisa realizada tem como fato gerador deste estudo, as dificuldades de aprendizado do aluno a partir da capacidade interativa e didática do instrutor. Apresenta ideias e pensamentos de autores em períodos históricos do desenvolvimento da sociedade com base nas tendências pedagógicas e sua evolução a partir de pressupostos teóricos. Estabelece, por meio de referenciais teóricos e análise de entrevistas, o que ocorre no curso de formação em relação a qualidade docente na exposição do conteúdo. Busca oferecer subsídios aqueles que trabalham na área de formação ajudando a compreender esse processo continuo de atualização para o instrutor-mediador. A Portaria de Ensino da Polícia Militar do Estado do Paraná e o manual do Instrutor da Polícia Militar do Estado do Paraná completam o raciocínio do presente estudo ao se mostrarem atualizados e aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Conclui que o aperfeiçoamento didático e profissional do instrutor e essencial para formação do bombeiro-militar do Estado do Paraná, pois exige deste, ser mais verbal do que gráfico dominando a arte da oratória a fim de se expressar de forma clara e objetiva. | - |
Formato: dc.format | 81 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bombeiros - Formação profissional - Métodos de ensino - Formação profissional - Métodos de ensino | - |
Título: dc.title | Metodologia da ação docente : uma prática reflexiva na formaçao profissional do bombeiro-militar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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