Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedra, Jose Alberto, 1947- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Goes, Graciete Tozetto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:43:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:43:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1991 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65549 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65549 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. José Alberto Pedra | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 101-105 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As universidades passaram por radicais transformações no decorrer do tempo. Porém, mesmo sofrendo críticas e dificuldades, permanecem, resistem. Sua evolução desde a universidade medieval até a universidade científica atual e fruto do contexto social, econômico, cultural e histórico em que se situavam. No Brasil, enquanto país colonizado, e natural que tal instituição tenha sofrido influências não só de um modelo universitário, mas de vários deles. Ao descrevê-la, os autores expõem as virtudes e dificuldades resultantes dessa influência. Tal como a maioria das universidades, a Universidade Estadual de Ponta Grossa surgiu da reunião de estabelecimentos isolados, fator característico dessa instituição no Brasil. Mas além desse aspecto descritivo, a universidade apresenta o aspecto pelo qual e representada diretamente por aqueles que a frequentam: professores e acadêmicos. As expectativas, definições e críticas à instituição permitem inferir o nível de informação, a atitude e o campo de representação ou imagem da universidade. A informação refere-se à organização dos conhecimentos sobre o objeto (universidade), a atitude e a orientação global em relação a esse mesmo objeto e, o campo de representação ou imagem, os juízos e valores em relação à instituição. Com base nesses pontos chegamos ao retrato da UEPG, a sua representação social, formada por professores e acadêmicos que a frequentam, enfocando principalmente as funções de ensino, pesquisa e extensão. A pretensão não é criticar ou elogiar, e expor a UEPG tal como é representada e comunicada por seus professores e acadêmicos. Encarada primordialmente pelo acadêmico, como formadora de profissionais e, como instituição voltada à produção de conhecimentos pelo professor, tanto uns quanto outros afirmam o valor da universidade enquanto instituição social. Porem, ainda é um ideal distante, uma vez que não tem atendido completamente suas expectativas. Vista a partir de seu interior, e buscando detectar sua representação, talvez se possa definir os destinos da universidade ou, no mínimo, entendê-la melhor. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Universities have undergone radical changes through the ages. They have, however withstand all the critic is m and difficulties. Their evolution from the medieval universities to today's scientific university is a result of their social, economic, cultural and historical background. In colonial Brazil, the university was actually influenced not just by one model but by several. In describing the university, authors present both the good and bad effects of this influence. Like most of the universities, the State University of Ponta-Grossa is a combination of isolated institutions - a characteristic of universities in Brazil. Besides this descriptive aspect, the university can be seen by another aspect which represents it directly, teachers and students. The expectations, definitions and criticisms of the institution permit us to infer the level of information, the attitude and the field of representation or the image of the university. Information refers to the organization of knowledge about the university; attitude is the general orientation towards the same object (the university); and the field of representation or image are the judgements and values concerning the institution. Based on these points we reach a general picture of the UEPG, its social representation, formed by its students and teachers, focusing mainly on its teaching, research and community work. Our aim is not to criticize or praise, but to depict the UEPG as it is represented by its teachers and students. Although basically regarded as an institution which turns out professionals by the students, and as an Institution concerned with production of knowledge by the teachers, both groups stress the value of the university as a social institution. Nevertheless this is still a distant ideal, as the university has not yet fully lived up to expectations. If we look at the university from within in order to seek its image perhaps one can define its role or at least understand it better as an institution. | - |
Formato: dc.format | xiii, 111 f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Estadual de Ponta Grossa - Corpo docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Ponta Grossa (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Estadual de Ponta Grossa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Brasil - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A representação social da Universidade Estadual de Ponta Grossa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: