Metáforas quânticas para interpretar o currículo : um desdobramento hermenêutico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedra, Jose Alberto, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Joe de Assis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:21:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:21:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued1995-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65548-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65548-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Alberto Pedra-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 99-105-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação descreve a trajetória que percorri para compreender o currículo utilizando a Teoria Hermenêutica e metáforas desdobradas de conceitos da Física Quântica. Recorro à leitura de vários textos, destacando um em particular, que focaliza o desenvolvimento desta investigação. Também exploro o percurso das minhas próprias experiências, que trouxeram desdobramentos inesperados ao longo do trajeto de pesquisa. Além de investigar o currículo através de seus próprios textos, recorro às estruturas interpretativas que têm permeado minha linguagem e história pessoal ao longo de muitos anos de formação acadêmica e prática pedagógica. Assim, exploro algumas metáforas desdobradas de conceitos da Física Quântica, como uma via criativa para reconceitualizar o currículo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation describes my journey to explore and understand the curriculum using the Hermeneutic Theory and metaphors that have unfolded from concepts of Quantum Physics. I have drawn upon readings from many texts, highlighting one in particular, which gave direction to the development of this investigation. I have also explored the course of my own experience, which brought about many unexpected unfoldments throughout the process of this research. Besides investigating the curriculum through its own texts, I call upon the interpretative structures that have permeated my language and personal history throughout my many years of academic studies and pedagogical experience. Thus, I explore some metaphors that have unfolded from concepts of Quantum Physics as a creative path for reconceptualizing the curriculum.-
Formato: dc.format105 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculos - Crítica, interpretação, etc.-
Palavras-chave: dc.subjectHermenêutica-
Palavras-chave: dc.subjectMecanica quantica - Metafora-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleMetáforas quânticas para interpretar o currículo : um desdobramento hermenêutico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.