Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Danilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Benetti, Alfonso | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Vinícius Bastos, 1990- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:25:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:25:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65538 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65538 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Dr. Alfonso Benetti | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 23/07/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.239-250 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A expertise musical relaciona-se à capacidade de desempenho de um músico alcançada através da prática deliberada e por meio da utilização de estratégias de resolução de problemas relativos a preparação e execução de um determinado repertório. Existem pianistas cuja figura do performer pode ser indissociável da figura do arranjador e também do improvisador. No presente trabalho, esse tipo de pianista será chamado de intérprete-arranjador-improvisador. Para eles, tanto a destreza técnico/motora para manipulação de elementos musicais não sintáticos (relacionados à expressividade, como dinâmicas, timbre e andamento) quanto a capacidade de manipulação de elementos, muitas vezes necessitam ocorrer em tempo real. Este trabalho tem como objetivo investigar a existência de uma hierarquia de habilidades e estratégias de estudo pertinentes para desenvolvimento da expertise do pianista intérprete-arranjador-improvisador. Para isso, foram selecionados 18 pianistas de diferentes níveis de expertise. Estes foram divididos em três grupos: novatos, intermediários e de elite, e foram submetidos a três procedimentos: (a) aplicação de survey de natureza quantitativa a respeito das habilidades e estratégias de estudo relacionadas a suas práticas ao piano; (b) realização de entrevistas semiestruturadas de natureza qualitativa sobre as respostas às questões do procedimento anterior; (c) uma análise de tarefas relativas ao domínio investigado, com verificações de pontos específicos da concepção e realização de uma performance por meio da análise de gravações realizadas pelos próprios participantes. Para a análise quantitativa dos dados da survey, foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis para comparar as respostas entre os grupos para as variáveis mensuradas e a correlação de Spearman para verificar possíveis correlações entre estratégias de estudo e a satisfação dos pianistas investigados em relação às suas próprias habilidades. Para a análise qualitativa dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, que permitiu a comparação pormenorizada entre as respostas dos participantes nas entrevistas e na análise de tarefas. Os resultados convergentes das três etapas apontam o desenvolvimento de uma identidade musical, a conexão entre o pensamento e a ação musicais e a capacidade de desenvolver um discurso musical reconhecível como algumas das habilidades mais importantes para a caracterização de um indivíduo como expert no domínio em questão. As principais estratégias de estudo apontadas pelos pianistas em suas práticas deliberadas para o desenvolvimento de suas expertises no domínio investigado foram o uso de estratégias contextualizadas a um repertório específico, a exploração do instrumento para o desenvolvimento de uma identidade musical e o ato de escutar música durante um tempo significativo, a ponto de que se promova um conhecimento auditivo aprofundado em relação ao trabalho artístico já realizado por outros músicos, de modo a redefinir a própria percepção auditiva do estudante de música. Palavras-chave: Expertise musical. Prática deliberada. Performance musical. Arranjo. Improvisação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Musical expertise relates to a musician's ability to perform through deliberate practice and through problem-solving strategies to prepare and play a specific repertoire. There are pianists whose performer's figure is inseparable of the figure of the arranger and also of the improviser. In the present work, this type of pianist will be called interpreter-arranger-improviser. For them, both the technical / motor skills for manipulating non-syntactic musical elements (related to expressiveness, such as dynamics, timbre and tempo) and the ability to manipulate syntactic elements (related to structure, such as melodies and chords) many times have to happen in real time. This work aims to investigate the existence of a hierarchy of abilities and pertinent study strategies for the development of the interpreter-arranger-improviser pianist's expertise. For that, 18 pianists of different expertise levels were selected and divided into three groups: beginners, intermediate and elite. They were submitted to three procedures: (a) quantitative surveys application regarding the abilities and study strategies related to their piano practices; (b) semistructured interviews of a qualitative nature on the questions of the previous procedure; (c) a domain specific task-analysis, with verification of the creation and performance of an arrangement through the analysis of recordings made by the participants themselves. For the quantitative data analysis of the survey, Kruskal-Wallis test was used to compare the answers among the groups for the measured variables and the Spearman's correlation test was used to verify possible correlations between study strategies and the satisfaction of the pianists in relation to the their own abilities. For the qualitative data analysis, the content analysis proposed by Laurence Bardin was used, allowing a detailed comparison between the interviewees' answers and also the task-analysis. The convergent results of the three stages indicate the development of a musical identity, the connection between musical thought and action, and the ability to develop a recognizable musical discourse as some of the most important skills for characterizing an individual as an expert in the field. The main study strategies pointed out by pianists in their deliberate practices for the development of their expertise in the investigated domain were the use of contextualized strategies to a specific repertoire, the exploration of the instrument for the development of a musical identity and the act of listening to music during a significant amount of time, to the point of promoting a deep auditory knowledge in relation to the artistic work already done by other musicians, in order to redefine the student's own auditory perception of music. Keywords: Musical expertise. Deliberate practice. Musical performance. Arrangement. Improvisation. | - |
Formato: dc.format | 278 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pianistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Execução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento da expertise do pianista intérprete-arranjador-improvisador | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: