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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Jean Carlos, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Cit, Simone, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Bocca, Hugo de Oliveira Verardi, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:33:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:33:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65534 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65534 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profª. Drª. Simone do Rocio Cit | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Pratica de Ensino. Defesa : Curitiba, 30/08/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 95-97 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), parte de uma sequência didática implementada junto aos alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada. A sequência foi desenvolvida por meio de cinco etapas: a) identificação das experiências e gostos musicais dos estudantes; b) escuta de vídeos e músicas seguida de debates acerca dos gêneros musicais mais citados; c) produção escrita de letras musicais (textos poéticos); d) notação musical da letra composta (partitura não convencional); e) gravação da composição. Seu objetivo, além de explorar possíveis relações entre música e linguagem, é compreender como se efetiva a materialização dos sentidos acerca das experiências musicais dos alunos por meio da atividade de composição musical. Para compreender como a composição musical foi organizada, influenciada ou determinada utilizo alguns conceitos da teoria de Bakhtin e o Círculo como: enunciado e enunciação, gêneros discursivos, estilo, autor e autoria. O objetivo da análise das composições é o de evidenciar a autoria presente nos enunciados, considerados como respostas ao enunciado musical proposto inicialmente pelo professor. Os referenciais teóricos que embasam a pesquisa são: a Teoria Dialógica da Linguagem proposto por Bakhtin e o Círculo que possibilita estabelecer analogias entre música e linguagem; a teoria de Swanwick e seus seguidores que indica caminhos para analisar a educação musical como educação estética, ou seja, privilegia o nível discursivo (a própria música, o repertório) em relação à materialidade sonora. Nestes termos, a educação musical se torna educação estética, a música se torna enunciado concreto, professor e alunos são interlocutores e a educação musical, esfera de atividade humana. Dessa forma, foi selecionada para análise uma letra musical produzida pelos alunos, permitindo identificar as influências dos gêneros musicais inicialmente, escolhidos por eles. Além da sua representação gráfica (partitura não convencional), com objetivo de relacioná-la com a gravação da canção composta, a fim de compreender a relação dialógica entre imagem e som. Assim, pude constatar apropriações, por parte dos alunos, dos conteúdos musicais desenvolvidos durante a sequência didática, como altura das notas, ritmo e dinâmica. Palavras chave: Educação musical, Educação estética, Autoria, Educação básica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, linked to the Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades(ELiTe/UFPR/CNPq), started from a didactic sequence implemented with students from the second to the fifth grade of elementary school in a private school. The sequence was developed through five steps: a) identification by questionnaire about the students' musical experiences and preferences; b) listening to videos and songs followed by debates about the most cited music genres; c) written production of lyrics (poetic texts); d) musical notation of the composed lyrics (unconventional score); e) recording of the composition. Its objective, besides exploring possible relations between music and language, was to understand the materialization of the senses about the students' musical experiences through the activity of musical composition. To understand how musical composition was influenced or determined, some concepts from Bakhtin and the Circle were used: utterance and enunciation, discursive genres, style, author and authorship. The objective of the analysis of the compositions, carried out later, was to highlight the authorship present in the utterances, considered as responses to the musical utterance initially proposed by the teacher. The theoretical references that supported the research are: the Dialogical Theory of Language proposed by Bakhtin and the Circle, which makes it possible to establish analogies between music and language; the theory of Swanwick and his followers, which indicates ways to consider music education as aesthetic education, that is, privileging the discursive level (the music itself, the repertoire) over the sound materiality. In these terms, music education becomes aesthetic education, music becomes concrete utterance, teacher and students become interlocutors, and music education, sphere of human activity. The result was analyzed by selecting a musical lyrics produced by the students, allowing to identify the influences of the musical genres chosen by them. The graphic representation (unconventional score) was related to the recording of the composed song, in order to understand the dialogical relationship between image and sound. Thus, it is possible to verify the students' appropriation of the musical contents developed during the didactic sequence, such as note pitch, rhythm and dynamics. Keywords: Music Education; Aesthetic Education; Authorship and Basic Education | - |
Formato: dc.format | 100 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Educação musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica - Filosofia e estetica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Autoria em música na educação básica : um estudo bakhtiniano | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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