A bixa-preta na escola e nas redes sociais : da afetividade de uma vida à hipersexualização de um corpo

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Autor(es): dc.contributorSierra, Jamil Cabral-
Autor(es): dc.contributorDias, Lucimar Rosa, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Fábio de Carvalho, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65503-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65503-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Dr. Jamil Cabral Sierra-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Professora Dr.ª Lucimar Rosa Dias-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 137-145-
Descrição: dc.descriptionResumo: RESUMO A partir dos campos teóricos dos Estudos de Raça e dos Estudos de Gênero e Sexualidade, discuto nesta pesquisa a construção da afetividade de bixas-pretas na educação infantil, o preterimento afetivo e a hipersexualização do corpo negro a partir do grupo virtual do Facebook Afrodengo LGBTT+. Na primeira etapa, apresento de que forma esta pesquisa se configura metodologicamente e quais perspectivas teóricas assumidas. Portanto, faço uma discussão teórico-metodológico da vertente pós-estruturalista, pois é a partir desta vertente que se assenta este trabalho. A partir das teorizações foucaultianas, discuto os estudos de análise do discurso para situar a escolha do processo de investigação do material empírico produzido no contexto de uma pesquisa documental. Para contextualizar a produção do material empírico, discuto brevemente o dispositivo pedagógico da mídia e as redes sociais para, por fim, descrever como e onde foi feita a produção desse material que, neste caso, se configura a partir de um grupo no Facebook, o Afrodengo LGBTT+ (06/04/2017), criado com a proposta de ser um espaço virtual de relacionamento afetivo de pessoas LGBT negras de todo país. Na segunda etapa apresento a discussão sobre o tornando-me preta atrelada as noções de racismo, branqueamento e miscigenação que interpelam e constituem o corpo negro e faço uma recuperação do contexto histórico de como se constituiu o processo de fragmentação identitária da população negra até o processo de ressignificação e valorização de tal identidade, assim como, apresento uma discussão sobre o tornando-me bixa a partir das categorias de gênero, sexualidade e do sistema corposexo- desejo. E por fim, discuto a construção da afetividade na educação infantil e o debate sobre afetividade e hipersexualização no Afrodengo LGBTT+, para compreender como se configura a vivência das bixas-pretas a partir dessas categorias analíticas. Deste modo, é possível apostar na ideia de que não só a construção de uma identidade negra e sua valorização tem sido violentada por uma sociedade estruturalmente racista e lgbtfóbica, assim como a vida afetiva amorosa das bixas-pretas tem se configurado num processo de preterimento, hipersexualização e objetificação, mas também é possível afirmar que existe um processo de (re)existência e ressignificação do afeto e do nosso amor interior. Palavras-chave: Raça. Sexualidade. Bixas-pretas. Afetividade. Hipersexualização.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: From the theoretical fields of Race, Gender and Sexuality Studies, in this research I discuss the construction of affectivity of bixas-pretas in early childhood education and the hypersexualization of black body through from the virtual group of the Facebook Afrodengo LGBTT +. In the first part, I introduce the way this research is methodologically configured and what theoretical perspectives are assumed. Therefore, I make a theoretical-methodological discussion of the poststructuralist dimension, because this work is based on these studies. I discuss discourse analysis studies from the Foucaultian theorizations in order to situate the choice of the research process of the empirical material produced in the context of a documentary research. In order to contextualize the production of the empirical material, I briefly debate the pedagogical device of the media and the social networks to finally describe how and where the production of this material was done, in this case, being configured from a group on Facebook, the Afrodengo LGBTT + (06/04/2017). This group was created with the purpose of being a virtual space of affective relationship of black LGBT people from all over the country. In the second part I present the discussion about "becoming" black, coupled with the notions of racism, whitewahsing and miscegenation that interpellate and constitute the black body. I also make a recovery of the historical context of how the process of identity fragmentation of the black population was constituted until the process of resignification and valorization of the such identity. Besides that, I present a discussion about "becoming" a fag from the markers of gender, sexuality and the body-sex-desire system. Finally, I discuss the construction of affectivity in early childhood education and the debate about affectivity and hypersexualization in Afrodengo LGBTT +, in order to understand how the experience of bixas-pretas is configured from these analytical categories. From this perspective, it is possible to bet on the idea that not only the construction of a black identity and its valorization has been violated by a structurally racist and lgbtfóbica society, but also the love affective life of the bixas-pretas has been configured in a process of rejection, hypersexualization and objectification. It is also possible to affirm that there is a process of existence/resistance and resignification of the affection and of our inner love. Keywords: Race. Sexuality. Bixas-Pretas. Affectivity. Hypersexualization.-
Formato: dc.format145 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA bixa-preta na escola e nas redes sociais : da afetividade de uma vida à hipersexualização de um corpo-
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