Proposta de sequência didática sobre reprodução e embriologia humana para o ensino médio baseada na experiência docente

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Autor(es): dc.contributorRios, Flavia Sant'Anna, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional-
Autor(es): dc.creatorDembiski, Waleska, 1983--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:34:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:34:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65494-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Flavia Sant’Anna Rios-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 52-53-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Reprodução e a Embriologia Humana são temas importantes e complexos da Biologia que estão interligados e são sequenciais nos livros didáticos. Esses conteúdos são abordados geralmente nos anos iniciais do Ensino Médio e ajudam a informar os estudantes sobre sexo, prevenção da gravidez na adolescência e sobre as infecções sexualmente transmissíveis. É um assunto considerado complexo, principalmente devido ao fato de apresentar processos que envolvem rápidas mudanças anatômicas em nível microscópico. Muitas vezes, há grande dificuldade por parte dos professores em abordar esses temas de uma maneira aprofundada e de uma forma mais interativa, que possa atrair a atenção dos estudantes. Acredita-se que, a utilização de recursos diversificados pode contribuir para a construção do conhecimento sobre Reprodução e Embriologia Humana, uma vez que expõe os estudantes a estímulos diferentes daqueles oferecidos em uma aula considerada tradicional, ensinando-os a trabalhar colaborativamente e estimulando-os a pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre os assuntos. A proposta do presente projeto foi analisar diferentes recursos pedagógicos para ensinar a reprodução e a embriologia humana, visando tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Essa análise foi realizada com base na vivência e experiência das aulas ministradas pela autora sobre Reprodução e Embriologia Humana desde o ano de 2015 até 2019, nas quais foram utilizados os seguintes métodos: aulas expositivas-dialogadas utilizando quadro-negro e giz, apresentação de vídeos, slides e recursos interativos, como a utilização de modelos didáticos tridimensionais para demonstração, confecção de modelos em massa de modelar e elaboração de animação stop motion pelos estudantes. Foi avaliado qualitativamente como tais recursos interferem no processo ensino-aprendizagem, também foi aplicado um questionário em dois grupos diferentes que foram submetidos a duas sequências didáticas para avaliarmos a opinião sobre os recursos utilizados quantitativamente. Um grupo utilizamos aulas expositivas-dialogadas utilizando quadronegro e giz, apresentação de vídeos e slides com atividades de fixação impressas e desenho, podendo ser utilizado o livro didático (GRUPO A), o outro grupo usamos os mesmos recursos mas as atividades de fixação foram a confecção de modelos em massa de modelar e elaboração de animação stop motion pelos estudantes (GRUPO B). Com o resultado obtivemos uma preferência pelos desenhos no Grupo A e pela modelagem no Grupo B, mas os dois grupos gostaram das sequências didáticas propostas. A união destes resultados com o das aplicações anteriores permitiram uma análise mais completa que uniram os dados qualitativos e quantitativos do projeto resultando numa sequência didática mais adequada, onde foi analisado a melhor forma de se trabalhar cada aula dentro dos conceitos da Reprodução e Embriologia Humana no Ensino Médio. Palavras-chave: construtivismo, metodologias de ensino, modelos didáticos, stop motion.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Reproduction and Human Embryology are important and complex themes in biology that are interconnected and sequential in textbooks. These contents are usually addressed in the early years of high school and help inform students about sex, teenage pregnancy prevention, and sexually transmitted infections. It is considered a complex subject, mainly due to the fact that it presents processes that involve rapid anatomic changes at the microscopic level. There is often great difficulty on the part of teachers in addressing these topics in a more in-depth and interactive way that can attract students' attention. It is believed that the use of diversified resources can contribute to the construction of knowledge about Reproduction and Human Embryology, as it exposes students to stimuli different from those offered in a traditional class, teaching them to work collaboratively and stimulating them to research and deepen the knowledge on the subjects. The purpose of this project was to analyze different pedagogical resources to teach reproduction and human embryology, aiming to make the classes more dynamic and interactive. This analysis was based on the experience of the lectures given by the author on Reproduction and Human Embryology from 2015 to 2019, in which the following methods were used: lectures with dialogues using blackboard and chalk, video presentation, slides, and interactive features such as the use of three-dimensional didactic models for demonstration, making mass modeling models, and making stop motion animation by students. It was qualitatively evaluated how these resources interfere in the teachinglearning process, a questionnaire was also applied in two different groups that were submitted to two didactic sequences to evaluate the opinion about the resources used quantitatively. One group used dialogues-expositive classes using blackboard and chalk, presentation of videos and slides with printed fixation activities and drawing. The textbook (GROUP A) could be used, the other group used the same resources but the fixation activities they were the mass modeling of modeling and the elaboration of stop motion animation by the students (GROUP B). As a result, we obtained a preference for drawings in Group A and modeling in Group B, but both groups liked the proposed didactic sequences. The union of these results with that of the previous applications allowed a more complete analysis that united the qualitative and quantitative data of the project resulting in a more adequate didactic sequence, where the best way to work each class within the concepts of Human Reproduction and Embryology was analyzed in High school. Keywords: constructivism, teaching methodologies, didactic models, stop motion.-
Formato: dc.format84 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectReprodução humana-
Palavras-chave: dc.subjectEmbriologia humana-
Título: dc.titleProposta de sequência didática sobre reprodução e embriologia humana para o ensino médio baseada na experiência docente-
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