Letramento literário no início da escolarização : estímulo à reflexão, humanização e construção de sentidos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorPansolim, Franciele Caroline, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65463-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Drª Elisa Maria Dalla-Bona-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 165-173-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa investiga as contribuições que o trabalho com o letramento literário no ambiente escolar traz para a formação de leitores literários críticos e reflexivos e para o desenvolvimento da humanização, em uma turma de 1º ano do ensino fundamental I, da Rede Pública de Ensino de Curitiba. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa e de natureza etnográfica, fato que exigiu da pesquisadora uma imersão em campo, com momentos de observação participante, entrevistas e intervenção, para maior compreensão do fenômeno pesquisado, planejamento e a aplicação de uma sequência de leituras de obras literárias, com estudantes de cinco e seis anos de idade, em dez aulas de Literatura, a partir da sequência básica de Cosson (2016a) e das estratégias de leitura de Girotto e Souza (2010). A fundamentação teórica desta dissertação discute a importância da leitura literária no ambiente escolar, sendo ela uma prática social e um meio para a humanização dos estudantes, com base principalmente nas contribuições de Candido (1995), Colomer (2007) e Chambers (2008). Após a intervenção foi possível constatar a formação de uma comunidade de leitores literários, ainda que iniciantes, capazes de construir significados para os textos, expressando emoções e refletindo sobre elas com seus colegas. A pesquisa foi relevante também para uma maior conscientização das professoras envolvidas (pesquisadora e a professora da turma) sobre a importância da participação em formações que ofereçam alternativas metodológicas para nortearem os trabalhos com a literatura infantil, pois a prática da leitura compartilhada e mediada por um professor é fundamental no processo de formação do leitor e consolida o letramento literário no ambiente escolar. Palavras-chave: Formação do leitor literário. Literatura infantil. Humanização. Leitura literária. Ensino fundamental I.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research investigates the contributions that working with literary literacy in the school environment brings to the formation of critical and reflective literary readers and to the development of humanization, in a 1st grade elementary school class, from Curitiba Public School. The methodological approach of the research was qualitative and ethnographic, fact that required from the researcher an immersion in the field with moments of participant observation, interviews and interventions to better understand the researched phenomenon, planning and applying a sequence of readings of literary works with students of five and six years old in ten Literature classes, based on the basic sequence of Cosson (2016a) and reading strategies of Girotto and Souza (2010). The theoretical foundation of this dissertation discusses the importance of literary reading in the school environment, being a social practice and a means for the humanization of students, based mainly on the contributions of Candido (1995), Colomer (2007) and Chambers (2008). After the intervention it was possible to verify the formation of a community of literary readers, even beginners, capable of making meanings for the texts, expressing emotions and reflecting on them with their friends. The research was also relevant to raise awareness of the teachers involved (researcher and the class teacher) about the importance of participating in training that offers methodological alternatives to guide the work with children's literature, because the practice of shared reading and mediated by a teacher is essential in the process of a reader education and consolidates the literary literacy in the school environment. Keywords: Formation of the literary reader. Children's literature. Humanization. Literary literacy. Elementary school I.-
Formato: dc.format190 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleLetramento literário no início da escolarização : estímulo à reflexão, humanização e construção de sentidos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.