Cuidado com os lobinhos! : aproximações entre ensino de ciências e literatura no 3. ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorSkora, Luciana, 1972--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65462-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 19/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 111-114-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa de mestrado se inicia com o desenvolvimento de uma sequência didática que entrelaça Literatura e Ciências, tendo como objetivo analisar as contribuições que este diálogo pode oferecer à leitura, escrita e oralidade dos alunos do 3º. ano do ensino fundamental. Defende-se aqui que a Literatura infantil e o ensino de conceitos científicos devem se articular de modo que não ocorra privilégio de uma área em detrimento da outra. No entrelace entre o livro "Cuidado com o menino" de Tony Blundell e os indicadores de aprendizagem de Ciência desenvolveram-se atividades sobre a temática alimentação para o aprimoramento de possibilidades escolares de leitura estimulando a produção de sentidos científicos pelos alunos. Este estudo amparou-se na Proposta Curricular da Rede Municipal de Curitiba, uma vez que constam nos Currículos de Ciências e de Língua Portuguesa incentivos para o enlace textual destas áreas. O referencial teórico foi elaborado sob as perspectivas literária e científica tomando autores de ambas as áreas, como Cosson (2016), Kleiman (2008), Santos (2007), Soares (1998), Zimmermann (2008), Sasseron ( 2012), Suisso e Galieta (2015), entre outros. A Análise de Discurso representada por Eni Orlandi (2015) embasou a análise das produções textuais e falas dos sujeitos da pesquisa e a sequência didática foi elaborada segundo os fundamentos de Zabala (1998). O corpus do estudo resulta da aplicação da sequência didática e conta com vinte e quatro produções textuais individuais baseadas em quatro temas diferentes e elaboradas por seis sujeitos e também por suas exposições orais que foram gravadas e transcritas. O diálogo entre literatura e ciência abordou situações que favoreceram o debate pelos alunos, oportunizando o estabelecimento de relações: de identificação, classificação, de questões éticas, entre o bem e o mal na natureza, conceituais, atitudinais, procedimentais e argumentativas. Nos textos produzidos ocorreram deslizamentos de sentidos envolvendo elementos ficcionais, cotidianos e científicos e o que se conclui é que este entrelaçamento favorece as aprendizagens em Ciências e Literatura. Palavras-chave: Letramento Científico, Literatura, Anos Iniciais, Alimentação, Análise de Discurso-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This master's research begins with the development of a didactic sequence that intertwines Literature and Science, aiming to analyze the contributions that this dialogue can offer to the reading, writing and orality of the students of the 3rd. grade school year. It is argued here that children's literature and the teaching of scientific concepts should be articulated in such a way that no privilege occurs in one area over the other. In the intertwining between Tony Blundell's book "Cuidado com o menino" (Beware of Boy) and Science learning indicators, activities were developed to improve school reading possibilities by stimulating the production of scientific meanings by students. This study was based on the Curriculum Proposal of the Curitiba Municipal Network, as there are incentives in the Portuguese Language and Science Curriculum for textual linking of these areas. The theoretical framework was elaborated from the literary and scientific perspectives taking authors from both areas, such as Cosson (2016), Kleiman (2008), Santos (2007), Soares (1998), Zimmermann (2008), Sasseron (2012), Suisso and Galieta (2015), among others. The Discourse Analysis represented by Eni Orlandi (2015) based the analysis of the textual and speech productions of the research subjects and the didactic sequence was elaborated according to the foundations of Zabala (1998). The corpus of the study results from the application of the didactic sequence about food and has twenty-four individual textual productions based on four different themes and elaborated by six subjects and also by their oral expositions that were recorded and transcribed. The dialogue between literature and science approached situations that favored the debate by the students, enabling the establishment of relationships: identification, classification, ethical issues, between good and bad in nature, conceptual, attitudinal, procedural and argumentative. In the texts produced there were slips of meaning involving fictional, everyday and scientific elements and what can be concluded is that this intertwining favors learning in science and literature. Keywords: Scientific Literacy, Literature, Initial Series, Food, Discourse analysis.-
Formato: dc.format127 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias - Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCuidado com os lobinhos! : aproximações entre ensino de ciências e literatura no 3. ano do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.