Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Neto, João Francisco dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Breda, Sonia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Polak, Naasson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65453 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores: João Francisco dos Santos Neto, Sonia Maria Breda | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Publica | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Reflexão acerca da educação como fator precípuo na redução dos índices de acidentes de trânsito. Trata dos índices cada vez maiores de acidentes acompanhados de taxas crescentes de mortalidade que espantam e mobilizam as autoridades governamentais. Justifica por intermédio da experiência do autor e de estudos de educação para o trânsito, fundamentados nas bases do ensino, que a transmissão de conceitos que refletem no comportamento de um indivíduo e proporcionada pela família e pela escola. Assevera que aquila que e aprendido desde os primeiros passos, toma proporções capazes de acompanhar o indivíduo durante toda a sua existência e, desta forma, afirma a necessidade da implantação do programa de educação no trânsito na grade curricular das escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio no Estado do Paraná, baseado em estudos que acompanhem a aprendizagem adequada. Cita o processo de aprendizagem nas suas mais variadas abordagens. Cita campanhas de prevenção e controle criadas na tentativa de sensibilizar a população tao severamente atingida pelas irresponsabilidades cometidas por meio das infrações graves de trânsito. Finaliza com um programa de ensino que atinge desde a educação infantil até o ensino médio que visa perpetuar a educação como fator determinante da redução de número de acidentes de trânsito no Estado do Paraná. | - |
Formato: dc.format | 74 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes de trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motoristas - Educação - Educação | - |
Título: dc.title | A educação como fator precípuo de redução dos índices de acidentes de trânsito | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: