Pertencimento planetário e emancipação da vida nas ciências ambientais

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Autor(es): dc.contributorKeim, Ernesto Jacob, 1947--
Autor(es): dc.contributorKashiwagi, Helena Midori, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorCaldas, Marilda Ferreira de Almeida, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65449-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Helena Midori Kashiwagi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 30/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 73-76-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este texto se refere à dissertação que é parte do processo conclusivo, das atividades regimentais para a obtenção do título de Mestre em Ensino das Ciências Ambientais, do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), desenvolvido junto à Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Ele aponta o desenvolvimento de uma pesquisa, que trata da perspectiva da Emancipação da Vida, por meio da consciência de pertencimento planetário dos humanos, ao considerar que sua existência se caracteriza, como uma relação simbiótica, por vezes imperceptível, no que se refere aos conteúdos próprios das ciências ambientais. Neste trabalho a expressão Emancipação da Vida substitui a expressão Educação Ambiental. O pertencimento planetário se direciona para o reconhecimento das relações complexas entre o sujeito e o meio no qual interage como ser vivente. Essa investigação se propõe a desenvolver material que possibilite processo investigativo, de como docentes de ensino fundamental e médio, incorporam em suas ações docentes, os conhecimentos inerentes às questões ambientais, e compreendem como incorporar a posição de cada pessoa se reconhecer, como integrante da complexidade planetária. A compreensão dessa condição de reconhecimento se ampara na perspectiva de como a Emancipação da Vida, se apresenta como tema das ciências ambientais, nos diversos componentes curriculares vigentes no sistema escolar brasileiro. A pesquisa se ampara nas premissas: reconhecimento e pertencimento planetário, e Emancipação da Vida. A metodologia adotada se pautou na abordagem de ciência, própria da Fenomenologia Goethiana, a qual prioriza mudanças (metamorfoses) no pesquisador, tendo os resultados objetivos e concretos, um lugar decorrente, e não prioritário como nas abordagens empírico-analítico da ciência. Nessa abordagem, fazer ciência se dá principalmente como postura e não como metodologia. Como resultado a pesquisa desenvolveu um roteiro investigativo, em formato de cartilha que poderá ser utilizado como diagnóstico docente, no sentido de verificar em que medida reconhecimento e pertencimento planetário, e Emancipação da Vida estão presentes em sua ação docente. Palavras-chave: Pertencimento. Reconhecimento. Emancipação da vida. Ensino de Ciências Ambientais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This text refers to the dissertation that is part of the concluding process of the regimental activities to obtain the title of Master in Environmental Sciences Teaching, from the Graduate Program in National Network for the Teaching of Environmental Sciences (PROFCIAMB), developed together to the Federal University of Paraná, Coastal Sector. He points out the development of a research that deals with the perspective of the Emancipation of Life, through the consciousness of the planetary belonging of humans, considering that its existence is characterized as a symbiotic relationship, sometimes imperceptible, regarding the contents. of the environmental sciences. In this paper the expression Emancipation of Life replaces the expression Environmental Education. Planetary belonging is directed towards the recognition of the complex relationships between the subject and the environment in which he interacts as a living being. This research aims to develop material that enables the investigative process of how elementary and high school teachers incorporate in their teaching actions the knowledge inherent to environmental issues, and understand how to incorporate the position of each person to recognize themselves as part of the complexity. planetary The understanding of this condition of recognition is supported by the perspective of how the Emancipation of Life presents itself as a theme of the environmental sciences, in the various curricular components in force in the Brazilian school system. The research is based on the premises: planetary recognition and belonging, and Emancipation of Life. The methodology adopted was based on the approach to science, proper to the Goethian Phenomenology, which prioritizes changes (metamorphoses) in the researcher, having the objective and concrete results, a place rather than a priority as in the empirical-analytical approaches to science. In this approach, doing science occurs mainly as a stance and not as a methodology. As a result, the research developed an investigative script in a booklet format that can be used as a teaching diagnosis, in order to verify the extent to which planetary recognition and belonging, and Emancipation of Life are present in its teaching action. Keywords: Belonging. Recognition. Emancipation of life. Environmental Science Teaching.-
Formato: dc.format76 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titlePertencimento planetário e emancipação da vida nas ciências ambientais-
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