A experiência das ocupações no Paraná : narrativas dos estudantes secundaristas sobre a escola pública

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Autor(es): dc.contributorGuerra Hernandez, Héctor, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorStoiev, Fabiano, 1975--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:33:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:33:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65448-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Hector Rolando Guerra Hernàndez-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 15/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 140-150-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse trabalho é uma experiência de produção de um documentário com estudantes que participaram do movimento de ocupações de escola, ocorrido no Paraná em 2016 e conhecido como Primavera Secundarista. O documentário é um registro dos próprios estudantes sobre essa mobilização que se opunha à Reforma do Ensino Médio e à política de Teto dos Gastos do governo Temer. Fez parte desse projeto a elaboração de um plano de atividades, associando propostas de pesquisa escolar com História Oral e procedimentos de produção audiovisual, para orientar o trabalho desses estudantes. A questão explorada foi a possibilidade de transposição didática dessa experiência para seu uso no Ensino da disciplina de História, em seu duplo aspecto: tanto do documentário como fonte audiovisual do evento, quanto do plano de atividades elaborado servir como referência para outros trabalhos memoriais. O que implica em uma reflexão das relações entre o Ensino de História e a Memória de grupos sociais subalternos. Nesse sentido, para um melhor entendimento dos elementos que compõem a memória coletiva dos estudantes que participaram das ocupações de escola, também foi realizado um estudo histórico sobre a Primavera Secundarista, entendendo-o como um novo sujeito histórico, que constitui sua identidade coletiva nas relações desenvolvidas com outros movimentos sociais, setores da sociedade civil ou representantes do Estado. A Primavera Secundarista, como esse novo sujeito coletivo, foi resultado da mobilização de jovens em um quadro de crise econômica e política e de contestação das instituições representativas tradicionais. Uma ação coletiva, de resistência às políticas de austeridade e em defesa da Educação Pública. A adoção de práticas autonomistas, como a ação direta e formas de tomada de decisão horizontal, ampliaram as críticas desses jovens às hierarquias presentes na cultura escolar e em outras dimensões sociais, e por isso mesmo, deram ao movimento características antissistêmicas. Palavras-chave: Ensino de História. Movimento Social. Primavera Secundarista. Memória Coletiva. Produção Audiovisual.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work is an experience of the production of a documentary with students that were at the occupation movement in schools, occurred on 2016 in Paraná and known as High School Spring. The documentary is a record from the same students about this mobilization that were against to the High School Reform and the Spending Limit policy from the Temer government. Part of this project was the creation of an activities plan, associating proposals of school research with Oral History and video production procedures, to orientate the work of this students. The explored question was the possibility of didactic transposition of the documentary made for its use in history discipline, in both ways: even the documentary as an audiovisual font of the event, as the activities plan being used as reference to other memorial works. What implies in a reflection of the relations between history teaching and the memory of subaltern social groups. This way, for a better understanding of the elements that make this collective memory of students that were at the occupied schools, was realized too a historic study about the High School Spring, understanding it as a new historical subject, that constitute its collective identity in the relations developed with another movements, social segments of the civil society or State representants. The High School Spring, as this new collective subject, was the outcome of the mobilization of youngs in a picture of economic crisis and politics contestation of the traditional representative institutions. A collective action, of the resistance to austerity policies in defense of Public Education, with the performatic adoption of autonomist practices, as a direct action and the ways of horizontal decision, expanding the critics of this youngs to the hierarchy in school culture and in other social dimensions, that's why, a movement with anti systemic characteristic. Key words: History Teaching. Social Movement. High School Spring. Collective Memory. Audiovisual Production.-
Formato: dc.format207 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria oral-
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletiva - História-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleA experiência das ocupações no Paraná : narrativas dos estudantes secundaristas sobre a escola pública-
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