
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kasper, Katia Maria, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
| Autor(es): dc.creator | Cachatori, Thiago Luiz, 1991- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65429 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65429 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.a. Dra. Kátia Maria Kasper | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/08/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 68-72 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa se propõe a uma experiência des-re-territorializante de um professor de geografia e o movimento de (re)pensar o espaço geográfico na educação básica. Com base nesta proposta, pistas foram cartografadas como processo metodológico, marcadas por trajetórias que percorreram mais de 8.000 km de sul ao nordeste do Brasil, ao encontro do improvável, do desconhecido, na busca de desconstruir certezas de um professor de Geografia. A escrita e a estética também foram experimentadas neste trabalho de uma forma diversa, a fim de deslocar o leitor junto com os trajetos do caminhar. Os atravessamentos resultantes deste perambular deixaram marcas de todas as escalas, camadas e profundidades, seja no professor, no pesquisar, no estudante de mestrado, no viajante. Os caminhos desbravados ao longo deste mestrado resultaram em um processo contínuo de criação e abertura, possibilitando novas perspectivas de trabalho no ambiente escolar e com os agentes que o compõem. Palavras-chave: Des-re-territorializar. Experiência. Formação. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research presents itself as an experience of de-re-territorialization of a Geography Teacher and the movement of (re)thinking the geographical space in Basic Education. Based on this proposal, clues were charted as a methodological process, marked by trajectories that spanned more than 8.000 km from south to northeastern Brazil, meeting the unlikely, the unknown, seeking to deconstruct certainties of a teacher who controls the logic of schooling. Writing and aesthetics have also been tried in a diferent way in this work, in order to move the reader along with the walking paths. The resulting crossings of this wandering left marks of all scales, layers and depths, be it in the teacher, the researcher, the master student, the traveler. The paths pioneered throughout this master's degree resulted in a continuous process of creation and openness, enabling new perspectives of work in the school environment and with its agents. Keywords: De-re-territorialization. Experience. Formation. | - |
| Formato: dc.format | 72 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Uma experiência des-re-territorializante na educação básica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: