Detailed game design recommendations to foster and sustain the motivation of children with dyscalculia in educational digital games

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBattaiola, André Luiz, 1956--
Autor(es): dc.contributorChamberlin, Barbara-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorCezarotto, Matheus Araujo, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65428-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65428-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiola-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Prof. Dra. Barbara Chamberlin (New Mexico State University)-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 25/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 231-239-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese tem seu foco na motivação de crianças com discalculia no uso de jogos digitais educacionais. A discalculia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem que afeta a aquisição dos conhecimentos matemáticos, o que traz como consequências prejuízos cognitivos, sociais e motivacionais nos aprendizes diagnosticados com tal transtorno. Assim, o objetivo dessa tese é detalhar recomendações de game design para promover e manter a motivação da criança com discalculia em jogos digitais educacionais, durante uma reabilitação neuropsicológica. A literatura indica que jogos digitais educacionais vêm sendo utilizados por pesquisadores e profissionais como uma alternativa de intervenção para crianças com discalculia. Além disso, apesar de existirem na literatura algumas pesquisas sobre os elementos dramáticos de jogo, os quais são os responsáveis por fomentar a conexão emocional entre o jogador e o jogo (durante a experiência do usuário), poucos estudos foram realizados sobre as preferencias do jogador acerca dos elementos de jogos educacionais. Em especial, sobre jogos desenvolvidos para crianças com discalculia no Brasil, onde existe uma demanda para novos jogos considerando as necessidades desse usuário. Assim, alicerçado no design centrado no usuário e considerando diferentes stakeholders (aprendizes, especialistas em reabilitação e desenvolvedores de jogo), esta tese pesquisa os elementos dramáticos de jogo, ademais as suas possíveis configurações para fomentar e manter a motivação desse usuário durante a reabilitação neuropsicológica. Para tanto, em uma abordagem interdisciplinar entre o game design e a neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem escolar, esta tese se caracteriza como de natureza aplicada, objetivo descritivo e análise de dados qualitativa. Entre os procedimentos metodológicos foram utilizados: pesquisa bibliográfica sistemática, pesquisa de campo e experimental game design. A realização desta tese foi segmentada metodologicamente em cinco fases: (1) revisão sistemática de literatura sobre recomendações para jogos educacionais, (2) pesquisa de campo com desenvolvedores de jogos e especialistas em reabilitação, (3) geração inicial de recomendações de game design, (4) verificação com o usuário - crianças com discalculia, (5) detalhamento das recomendações. Durante a pesquisa foi realizado um estágio no exterior no Learning Games Lab, localizado na Universidade Estadual do Novo México - NMSU (Las Cruces - EUA), o que contribuiu com o desenvolvimento de algumas fases da pesquisa. Além disso, parte desta pesquisa for realizada no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND), localizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como resultado, esta tese detalha recomendações de game design para promover e manter a motivação de crianças com discalculia em jogos educacionais. As recomendações estão centradas em três elementos dramáticas de jogo: personagem, mundo de jogo (narrativa) e recompensas. Ademais a tese contribui metodologicamente com informações sobre o processo de coleta de dados com crianças, no contexto dos jogos digitais educacionais. Palavras-chave: Jogos educacionais. Game Design. Discalculia. Motivação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation focusses on the motivation of children with dyscalculia while using math educational digital games. Developmental dyscalculia is a specific learning disability which affects the regular learning of arithmetical skills. Consequently, learners with this disability face cognitive, social, and motivational impairments. This study aims to make detailed game design recommendations on how to promote and sustain the motivation of children with dyscalculia in educational digital games, during neuropsychological rehabilitation. The literature shows that educational digital games have been used by researchers and professionals as an alternative intervention for children with dyscalculia. The literature also shows that although some research has been done on the dramatic game elements, which are the elements which provide the emotional connection between the player and the game (during the user experience), little is known about player preferences concerning the game elements in educational games. This is particularly the case in games designed for children with dyscalculia in Brazil, where there is a demand for new games for these users. Therefore, within a user-centered design framework encompassing different stakeholders (learners, specialists in rehabilitation, and game developers), this dissertation investigates what game elements can promote and sustain user motivation during the neuropsychological rehabilitation process, and how they do so. This dissertation has an interdisciplinary approach as it integrates aspects from the game design field with topics from the neuropsychology of learning disabilities to enhance user's motivation. It can be seen as an instance of applied research, with a descriptive goal, and a qualitative data analysis approach. The dissertation has made use of three main methods: systematic literature review, field research, and experimental game design. This dissertation includes five methodological phases: (1) systematic literature review concerning educational game recommendations, (2) field research with game developers and specialists in rehabilitation, (3) game design recommendations, (4) user verification with children with dyscalculia, and (5) detailed recommendations. Some of these phases had the support of the Learning Games Lab, at the New Mexico State University - NMSU (Las Cruces - USA). Part of this research was conducted at the Developmental Neuropsychology Laboratory (DNL) at the Federal University of Minas Gerais (UFMG-Brazil). As a result, this dissertation offers a set of detailed game design recommendations aiming to promote and sustain the motivation of children with dyscalculia. These recommendations include three dramatic game elements: character, world building and rewards. Additionally, this dissertation offers methodological information regarding the data gathering process with children, in the context of educational digital games. Keywords: Educational Games. Game Design. Dyscalculia. Motivation.-
Formato: dc.format278 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectjogos educativos - Design-
Palavras-chave: dc.subjectJogos por computador - Motivação-
Título: dc.titleDetailed game design recommendations to foster and sustain the motivation of children with dyscalculia in educational digital games-
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