Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Agnes Cordeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:02:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:02:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65386 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os laboratórios escolares, utilizados pelas disciplinas de Biologia, Física e Química, no Ensino Médio, são pesquisados neste trabalho de conclusão do curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Publicas. São considerados os aspectos teóricos, metodológicos e legais que sustentam o uso destes espaços, como recurso pedagógico, para o ensino e a aprendizagem de disciplinas da área do conhecimento científico. De natureza qualitativa, esta pesquisa exploratória apresenta dados coletados a partir da observação direta dos laboratórios de 14 colégios do Núcleo Regional de Curitiba, diagnostica a situação destes espaços quanto as questões de infraestrutura física e das condições materiais e humanas. A aplicação de questionários, aos gestores escolares e professores de Biologia, Física e Química dos estabelecimentos visitados, pontua qual e a importância dada por eles aos laboratórios, no processo educativo dos estudantes da Educação Básica. E apresentado o resultado da pesquisa documental, realizada na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, sobre as ações desenvolvidas para fortalecer a utilização destes espaços escolares, no que diz respeito a formação continuada, ao provimento de materiais específicos e recursos humanos. A analise da situação encontrada permite a sugestão de ações de curto, médio e longo prazo, entre elas de formação continuada, adequação dos espaços existentes e construção de novos, ampliação dos laboratórios para uso dos alunos de Ensino Fundamental, entre outras. | - |
Formato: dc.format | 189 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Laboratorios | - |
Título: dc.title | Estudo para diagnóstico dos laboratórios de biologia, física e química : escolas de ensino médio da Rede Pública Estadual do Núcleo Regional de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: