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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Bomfa, Claudia Regina Ziliotto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Mochi, Maria Marlene Amadeu Galhardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:01:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:01:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65384 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65384 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Maria do Carmo Freitas | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador: Claudia Regina Ziliotto Bomfá | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Secretaria Estadual de Educação (SEED) instituiu o Programa de Desenvolvimento Educacional (POE) como uma politica de formação continuada para professores da rede publica estadual. Foi elaborado como um conjunto de atividades organicamente articuladas e definidas a partir das necessidades da educação básica. Busca no ensino superior uma contribuição solidária, para a melhoria da qualidade na educação pública do Estado. O objetivo deste trabalho e diagnosticar a contribuição do POE, nos Grupos de Trabalhos em Rede (GTR, 2008), no processo de formação continuada dos professores da educação básica da Rede Estadual do Paraná. Realizou-se um estudo de caso para verificar o desempenho dos professores no POE, buscando sistematizar as informações de modo a apontar aspectos positives e negatives do programa, sugerindo melhorias contínuas. A pesquisa indicou que os professores possuem experiência e conhecem as necessidades educacionais. Buscam possibilidades de melhoria da prática pedagógica e possuem falta de tempo para estudar. Entre os ajustes ao GTR, recomenda-se que o POE mantenha atualizada a sala virtual, disponibilizando materiais de leitura e oferecendo um tempo maior para as atividades pedagógicas extraclasses. O PDE-GTR, implantado desde 2007 no Estado do Paraná, apresenta-se como promotor desta qualificação, acredita-se que o investimento feito a estes profissionais reverte em benefícios a seus postos de trabalho, através da melhoria no desempenho pedagógico. | - |
Formato: dc.format | [47 f.]. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação permanente - Paraná | - |
Título: dc.title | Diagnóstico da participação dos professores dos grupos de trabalho em rede no programa de desenvolvimento da educacional : estudo de caso no Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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