Diagnóstico da participação dos professores dos grupos de trabalho em rede no programa de desenvolvimento da educacional : estudo de caso no Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962--
Autor(es): dc.contributorBomfa, Claudia Regina Ziliotto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorMochi, Maria Marlene Amadeu Galhardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:01:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:01:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65384-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65384-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Freitas-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Claudia Regina Ziliotto Bomfá-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Secretaria Estadual de Educação (SEED) instituiu o Programa de Desenvolvimento Educacional (POE) como uma politica de formação continuada para professores da rede publica estadual. Foi elaborado como um conjunto de atividades organicamente articuladas e definidas a partir das necessidades da educação básica. Busca no ensino superior uma contribuição solidária, para a melhoria da qualidade na educação pública do Estado. O objetivo deste trabalho e diagnosticar a contribuição do POE, nos Grupos de Trabalhos em Rede (GTR, 2008), no processo de formação continuada dos professores da educação básica da Rede Estadual do Paraná. Realizou-se um estudo de caso para verificar o desempenho dos professores no POE, buscando sistematizar as informações de modo a apontar aspectos positives e negatives do programa, sugerindo melhorias contínuas. A pesquisa indicou que os professores possuem experiência e conhecem as necessidades educacionais. Buscam possibilidades de melhoria da prática pedagógica e possuem falta de tempo para estudar. Entre os ajustes ao GTR, recomenda-se que o POE mantenha atualizada a sala virtual, disponibilizando materiais de leitura e oferecendo um tempo maior para as atividades pedagógicas extraclasses. O PDE-GTR, implantado desde 2007 no Estado do Paraná, apresenta-se como promotor desta qualificação, acredita-se que o investimento feito a estes profissionais reverte em benefícios a seus postos de trabalho, através da melhoria no desempenho pedagógico.-
Formato: dc.format[47 f.].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação permanente - Paraná-
Título: dc.titleDiagnóstico da participação dos professores dos grupos de trabalho em rede no programa de desenvolvimento da educacional : estudo de caso no Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.