Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scatolin, Fábio Dória, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Tono, Cineiva Campoli Paulino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:07:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:07:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65368 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Fabio Doria Scatolin | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A interação humano-computador - IHC e a cibercultura são áreas que possuem potencial para agregar valor as Políticas Públicas de tecnologia na educação básica desenvolvidas nas escolas do Paraná através do Programa Paraná Digital. Tais Politicas representam uma inovação no que tange a filosofia do Software Livre e a universalidade de acesso a rede Internet na gestão escolar em caráter politico e administrativo e no processo de ensino aprendizagem em caráter pedagógico. O estudo da IHC prevê também inovação no que tange a formação dos professores como disseminadores do usa adequado do computador e Internet para os alunos do ensino fundamental e media, ao trabalharem as concepções da ergonomia física e cognitiva relacionando-as a elementos da cibercultura. O trabalho contempla uma pesquisa bibliográfica destas categorias analíticas e um estudo de caso em colégios públicos estaduais do município de Curitiba, com professores das disciplinas de matemática, ciências e português e alunos da 8ª série. Os resultados destas pesquisas trazem contribuições para consolidação das Políticas Públicas na área de tecnologia na educação do Paraná, revelando a necessidade de promover a formação dos professores para além da apropriação técnica do computador e da internet, com o desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva dos malefícios que acompanham as benesses desta apropriação, para consequente disseminação aos alunos, crianças e adolescentes da educação básica. | - |
Formato: dc.format | 61 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação homem-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Tecnologia da informaçao | - |
Título: dc.title | O estudo da interação humano-computador e da cibercultura como contribuiçao para o alcance da efetividade nas políticas públicas de tecnologia na educação básica do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: