Gestão participativa : escola e comunidade integrada na busca de uma educação básica de qualidade

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Autor(es): dc.contributorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorAlves, Jorge Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:08:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:08:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65353-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixe-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: A gestão participativa e entendida como forma regular e significante de envolvimento de professores, funcionários, especialistas, pais, alunos e da sociedade como um todo, no movimento do processo decisório da instituição escolar. Ressalte-se que, em instituições democraticamente administradas, todos os segmentos são envolvidos no estabelecimento dos objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, entre outros. Neste trabalho objetiva-se apresentar uma proposta para sensibilizar a comunidade local na busca de uma maior integração com a escola. Motivar a participação da comunidade junto a escola faz minimizar o distanciamento que há entre estas duas instituições sociais, permite a elaboração de estratégias necessárias para enfrentamento de conflitos existentes. Como desenvolver estrategias de gestão e politicas públicas capazes de resgatar princípios e valores positivos, assim como sensibilizar a comunidade escolar para uma participação mais efetiva, a fim de promover o bem-estar no convívio familiar e escolar. Com a participação, colaboração e apoio de todos, escola, pais, alunos e de toda a comunidade escolar no processo educativo, tornara possível o resgate de princípios e valores necessários a reconstrução e consolidação de ações mais justas no seio desta comunidade. Portanto, o problema desta pesquisa funda-se na questão de como estabelecer um programa de educação fundado em valores humanos, onde o autoconhecimento e a vivência dos valores sejam preponderantes para que: professores, pais, alunos e escola possam assumir um modelo de sociedade menos injusta.-
Formato: dc.format108 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração - Participação dos pais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Qualidade-
Título: dc.titleGestão participativa : escola e comunidade integrada na busca de uma educação básica de qualidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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