Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Jorge Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:08:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:08:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65353 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65353 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A gestão participativa e entendida como forma regular e significante de envolvimento de professores, funcionários, especialistas, pais, alunos e da sociedade como um todo, no movimento do processo decisório da instituição escolar. Ressalte-se que, em instituições democraticamente administradas, todos os segmentos são envolvidos no estabelecimento dos objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, entre outros. Neste trabalho objetiva-se apresentar uma proposta para sensibilizar a comunidade local na busca de uma maior integração com a escola. Motivar a participação da comunidade junto a escola faz minimizar o distanciamento que há entre estas duas instituições sociais, permite a elaboração de estratégias necessárias para enfrentamento de conflitos existentes. Como desenvolver estrategias de gestão e politicas públicas capazes de resgatar princípios e valores positivos, assim como sensibilizar a comunidade escolar para uma participação mais efetiva, a fim de promover o bem-estar no convívio familiar e escolar. Com a participação, colaboração e apoio de todos, escola, pais, alunos e de toda a comunidade escolar no processo educativo, tornara possível o resgate de princípios e valores necessários a reconstrução e consolidação de ações mais justas no seio desta comunidade. Portanto, o problema desta pesquisa funda-se na questão de como estabelecer um programa de educação fundado em valores humanos, onde o autoconhecimento e a vivência dos valores sejam preponderantes para que: professores, pais, alunos e escola possam assumir um modelo de sociedade menos injusta. | - |
Formato: dc.format | 108 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração - Participação dos pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Qualidade | - |
Título: dc.title | Gestão participativa : escola e comunidade integrada na busca de uma educação básica de qualidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: