Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marisa Tsubouchi da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:05:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:05:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65352 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65352 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Helena de Fatima Nunes Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho analisa as atividades de superação contidas no Registro das Ações Desenvolvidas em Busca da Superação do Analfabetismo no Estado do Parana. O estudo descreve e analisa os fenômenos que ocorreram no processo de alfabetização de jovens a partir de quinze anos, adultos e idosos realizado pelo Programa Paraná Alfabetizado nos anos de 2004 a 2007 no Estado do Paraná, atingindo uma abrangência de 391 municípios do Estado do Paraná. Partindo dos pressupostos de que a alfabetização é um direito universal do indivíduo, sendo importante para comunicação pessoal e para ascensão na escala social. Para tanto, utilizou-se dos aportes teóricos de Freire (2001 ), Beisiegel (2000), Ferraro (2004), Haddad (2000), Di Pierro (2003), Oliveira (2008), Paiva (1990), Precoma (2006). O trabalhou pautou-se na pesquisa descritiva documental com análise qualitativa dos dados no qual verificou-se os fenômenos ocorridos no período, procurando diagnosticar a situação do programa, analisar sua proposta e sugerir alterações necessárias para que, no futuro possam melhorar a inserção do individuo na sua comunidade. Os resultados estão descritos nos Quadros 11, 12, 13 e 14. Entende-se que para a superação do analfabetismo e necessária a articulação de governos, organização não governamental, prefeituras, associações, universidades, enfim, a comunidade em geral. | - |
Formato: dc.format | 116 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos - Projetos - Paraná - Projetos - Paraná | - |
Título: dc.title | Programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos : uma análise das ações desenvolvidas no Estado do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: