Programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos : uma análise das ações desenvolvidas no Estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marisa Tsubouchi da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:05:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:05:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65352-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Helena de Fatima Nunes Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho analisa as atividades de superação contidas no Registro das Ações Desenvolvidas em Busca da Superação do Analfabetismo no Estado do Parana. O estudo descreve e analisa os fenômenos que ocorreram no processo de alfabetização de jovens a partir de quinze anos, adultos e idosos realizado pelo Programa Paraná Alfabetizado nos anos de 2004 a 2007 no Estado do Paraná, atingindo uma abrangência de 391 municípios do Estado do Paraná. Partindo dos pressupostos de que a alfabetização é um direito universal do indivíduo, sendo importante para comunicação pessoal e para ascensão na escala social. Para tanto, utilizou-se dos aportes teóricos de Freire (2001 ), Beisiegel (2000), Ferraro (2004), Haddad (2000), Di Pierro (2003), Oliveira (2008), Paiva (1990), Precoma (2006). O trabalhou pautou-se na pesquisa descritiva documental com análise qualitativa dos dados no qual verificou-se os fenômenos ocorridos no período, procurando diagnosticar a situação do programa, analisar sua proposta e sugerir alterações necessárias para que, no futuro possam melhorar a inserção do individuo na sua comunidade. Os resultados estão descritos nos Quadros 11, 12, 13 e 14. Entende-se que para a superação do analfabetismo e necessária a articulação de governos, organização não governamental, prefeituras, associações, universidades, enfim, a comunidade em geral.-
Formato: dc.format116 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de adultos - Projetos - Paraná - Projetos - Paraná-
Título: dc.titlePrograma de alfabetização de jovens, adultos e idosos : uma análise das ações desenvolvidas no Estado do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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