Mensagens trocadas entre tutor e aluno de um curso a distância : um estudo de caso

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Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Nilceia Bueno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:59:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:59:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65349-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65349-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa faz parte do cenário da Educação a Distancia, uma nova modalidade de ensino que vem se consolidando como uma das grandes vertentes contemporâneas da educação no Brasil. O tema de investigação do gênero textual e-mail no contexto de educação a distância, enviado pelo tutor aos a lunas através de correio eletrônico (e-mail). O objetivo geral e fazer um estudo do gênero textual e-mail empregado na efetiva ação comunicativa nos cursos a distância para compreender os modos como este gênero se processa; e os específicos, identificar os propósitos e as sequências presentes neste gênero. A escassez de pesquisa que investiguem a linguagem do tutor no contexto da educação a distância se configura como um problema, fato que torna os resultados obtidos extremamente relevantes para a área. A análise das questões propostas se apóia nos argumentos teóricos de gêneros textuais, com base na perspectiva de estudos de gêneros como ação social. Segundo esta concepção teórica, o gênero textual e uma forma de interação social (MARCUSCHI, 2008, BRONCKART, 1999). A investigação seguiu uma metodologia de estudo de caso, cujo corpus foi constituído de 16 mensagens enviadas por um dos tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Capacitação para Tutores em Educação a Distancia, ofertado pelo CINFOP (Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores) da Universidade Federal do Parana. Pode-se demonstrar que gênero e-mail possui uma diversidade de propósitos produzidos nas situações educativas e que o mesmo e Constituído, na maioria das vezes, pela sequência dialogal, seguida da sequência injuntiva, comprovando o dialogismo da interação.-
Formato: dc.format60 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectCorreio eletronico-
Título: dc.titleMensagens trocadas entre tutor e aluno de um curso a distância : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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