Avaliar a eficiência da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem : estudos de casos nas escolas estaduais da região de Campo Largo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954--
Autor(es): dc.contributorStaron, Lucia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorPereira, Bernadete Terezinha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:04:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:04:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65344-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65344-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixe-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Entendida a gestão como administração, tomada de decisão, organização e direção no processo de aprendizado e a gestão escolar como processo democrático com planejamento, tomada de decisões e a avaliação dos resultados alcançados, as dificuldades no gerenciamento da escola envolvendo as questões internas e externas acabam influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho buscou analisar a eficiência e eficacia da gestão escolar, demonstrando a partir da pesquisa bibliográfica, da observação direta e da pesquisa de campo, em três escolas do município de Campo Largo, que a gestão escolar deve ser eficiente e eficaz agindo pró-ativamente para melhorar o resultado das escolas, contribuindo de forma efetiva com apresentação de propostas e sugestões para a melhoria da gestão escolar, demonstrando a importância da mesma no processo ensino-aprendizagem como forma de contribuição profissional. A pesquisa tem par objetivo avaliar a eficiência e eficacia da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem apresentando uma proposta consolidada com orientações e sugestões para implementar políticas públicas a fim de melhorar a gestão escolar integral. Verifica-se também, que compete ao diretor da escola resgatar a dimensão educacional das avaliações institucionais, coordenando o processo, divulgando experiências bem sucedidas, garantindo a participação e o envolvimento de todos, comprometendo-se com o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Apresentam-se propostas para apoiar a gestão escolar melhorando assim, a qualidade do ensino publico.-
Formato: dc.format119 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Campo Largo (PR)-
Título: dc.titleAvaliar a eficiência da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem : estudos de casos nas escolas estaduais da região de Campo Largo-
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