Avaliação do ruído aeroviário no entorno do Aeroporto Bacacheri

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Autor(es): dc.contributorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental-
Autor(es): dc.creatorSouza, Daniel de Oliveira e, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:10:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:10:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65343-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65343-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Titular Dr.-Ing. Paulo H. T. Zannin-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Defesa : Curitiba, 15/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 112-116-
Descrição: dc.descriptionResumo: Ruído ambiental é uma forma de poluição atmosférica gerada através do aumento da vibração no ar oriunda de diversas fontes simultâneas, porém, possui parcela significativa principalmente do ruído rodoviário, ferroviário e aeroviário. O ruído aeroviário é constituído de elevados níveis de pressão sonora e propaga-se por uma grande área, afetando de maneira negativa a saúde e o bem estar da população que vive no entorno de aeroportos. Como toda forma de poluição, o ruído aeroviário deve ser gerenciado, identificando-se as fontes e receptores expostos a essa poluição e prevendo-se medidas de redução e controle. Na cidade de Curitiba, há a lei municipal 10.625/2002 que regulamenta o limite de pressão sonora por zoneamento urbano. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade acústica do entorno do Aeroporto Bacacheri, em Curitiba/PR. O trabalho utiliza como metodologia a coleta de dados do tráfego aéreo de 2018, medição dos níveis de pressão sonoros próximos a pista do aeroporto, análise das componentes tonais do ruído aeroviário, o mapeamento acústico da região e a proposição de medidas mitigatórias. As medições dos níveis de pressão sonora seguiram as recomendações da NBR 10.151/19, ISO 3891 e NBR 13.368/95. Foram realizadas 6 medições em pontos próximos a pista do aeroporto, a fim de identificar o efeito do ruído aeroviário sem a influência de demais fontes sonoras, bem como validar a simulação acústica que gerou os mapas de ruído. Nos 6 pontos medidos, 5 pontos estão acima do permitido pela legislação municipal, 60 dB(A), entretanto, a lei se torna mais rígida na presença de hospitais e escolas, restringindo o limite para 55 dB(A). Com o mapeamento acústico, foi possível identificar os pontos críticos atingidos pelo ruído aeroviário e a área total contemplada pela poluição sonora. Após identificar os pontos expostos a poluição sonora, simulou-se cenários de controle e redução do ruído. Por fim, conclui-se que o ruído aeroviário é um ruído de difícil controle devido à potência utilizada pelas aeronaves para alçar voo, influenciando extensas áreas e que a maneira ideal de se controlar o ruído gerado em aeroportos são as aplicações simultâneas de diversas ferramentas de gestão pelo poder público e pela administradora do aeroporto. Palavras chave: Ruído Aeroviário. Mapeamento Acústico. Gestão de Ruído. Ruído Ambiental.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Environmental noise is a form of air pollution generated by increasing air vibration from several simultaneous sources, but it has a significant portion mainly of road, rail and aircraft noise. Aircraft noise is made up of high levels of sound pressure and spreads over a large area, negatively affecting the health and wellbeing of the population living around airports. Like all forms of pollution, aircraft noise must be managed by identifying the sources and receivers exposed to this pollution and providing for reduction and control measures. In the city of Curitiba, there is the municipal law 10.625/2002 that regulates the sound pressure limit by urban zoning. The present work aims to evaluate the acoustic quality around Bacacheri Airport, in Curitiba/PR. The work uses as methodology the data collection of air traffic of 2018, measurement of sound pressure levels near the airport runway, analysis of tonal components of aircraft noise, acoustic mapping of the region and the proposition of mitigation measures. The sound pressure level measurements followed the recommendations of NBR 10.151/19, ISO 3891 and NBR 13.368/95. Six measurements were made at points near the airport runway in order to identify the effect of aircraft noise without the influence of other sound sources, as well as validate the acoustic simulation that generated the noise maps. In the 6 points measured, 5 points are above the municipal law's limit, 60 dB (A), however, the law becomes stricter in the presence of hospitals and schools, restricting the limit to 55 dB (A). With the acoustic mapping, it was possible to identify the critical points reached by aircraft noise, the total area and the population covered by noise pollution. After identifying the points exposed to noise pollution, were simulated control scenarios and noise reduction. Finally, it is concluded that aircraft noise is a noise that is difficult to control due to the power used by aircraft to take flight, influencing large areas and that the ideal way to control airport noise is the simultaneous application of various aircraft tools management by the government and the airport administrator. Keywords: Aircraft noise. Acoustic mapping. Noise management. Environmental noise.-
Formato: dc.format119 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAviões-
Palavras-chave: dc.subjectRuido-
Palavras-chave: dc.subjectAeroportos - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleAvaliação do ruído aeroviário no entorno do Aeroporto Bacacheri-
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