Responsabilidade social empresarial interna : um estudo comparativo entre empresas da área de saúde da cidade de Curitiba - PR

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Autor(es): dc.contributorBulgacov, Sérgio, 1950--
Autor(es): dc.contributorOcchipinti, Roseli Cristina Mackert-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Administração de Pessoas-
Autor(es): dc.creatorRubini, Leila Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:05:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:05:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65331-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65331-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Sergio Bulgacov-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Administração de Pessoas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiu, na segunda metade do século XX, a partir de uma série de fatores econômicos e sociais. Assistiu-se ao início de um questionamento sobre o papel da empresa em relação ao desequilíbrio da sociedade e a incapacidade do Estado de fornecer soluções inovadoras para os problemas sociais. As empresas começaram a desenvolver praticas além de suas obrigações legais em relação ao indivíduo e a sociedade, com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida. Embora aceitas e propagadas cada vez mais no mundo organizacional, existe, ainda, uma indefinição sobre o tema, subdividido em Responsabilidade Social Empresarial Externa (RSEE) e lnterna (RSEI). A primeira dirige-se aos públicos externos da organização: clientes e a comunidade em que esta inserida. A segunda tem como foco o publico interno: empregados e seus dependentes, fornecedores, terceirizados e temporários. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa explorat6ria, que teve por objetivo investigar sobre as praticas de RSEI e compará-las com as praticas de Recursos Humanos ligadas a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em empresas que afirmam não possuir praticas de RSE, visando distingui-las. Para tal estudo, foram pesquisadas 3 empresas da área de saúde da cidade de Curitiba-PR: uma e associada ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social, uma está implementando suas praticas de RSEI, e uma não possui políticas de RSEI. Através da aplicação de um questionário semi-estruturado, constatou-se que ha, por parte das empresas, uma indefinição quanta a distinção entre práticas de QVT e de RSEI. Pode-se observar, no entanto, que as práticas de QVT são principalmente ligadas a atividades físicas e que promovem o bem-estar a curto prazo, enquanto que as práticas de RSEI são majoritariamente educativas e promovem mudança de comportamento a médio e longo prazo. Constatou-se, também, que apenas a empresa que possui praticas definidas de RSEI tem um plano de carreira e participação nos lucros para seus empregados, confirmando sua atuação socialmente responsável.-
Formato: dc.format41 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida no trabalho-
Título: dc.titleResponsabilidade social empresarial interna : um estudo comparativo entre empresas da área de saúde da cidade de Curitiba - PR-
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