Óleo de peixe : saúde e produtos comercializados no Brasil

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Medicina do Exercício Físico na Promoção da Saúde-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Rodrigo Spricigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65294-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65294-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Medicina do Exercício Físico na Promoção da Saúde-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Os ácidos graxos essenciais não são produzidos pelo organismo humano e devem ser obtidos através da alimentação. Sendo o óleo de peixe rico em ácidos graxos essenciais, além destes possuírem um papel promissor na promoção da saúde e como coadjuvante no tratamento de algumas patologias, despertou-se o interesse da indústria em promover sua comercialização. O aumento na busca de suplementos com alegações funcionais, junto a atual situação do meio ambiente marinho, traz a curiosidade de investigar o que está sendo proposto nesse estudo. Com intuito de verificar se as embalagens dos suplementos de óleo de peixe comercializados no Brasil possuem informações necessárias para que o profissional da saúde, prescritor, e o consumidor final tenham a possibilidade de considerar os possíveis contaminantes químicos e qualidade nutricional do produto, foram analisadas 53 embalagens de suplementos à base de óleo de peixe encontrados em farmácias, drogarias e em uma loja de suplementos em Curitiba/PR. Poucos produtos apresentaram informações suficientes no rótulo, o que sugere o desenvolvimento de uma estratégia para fornecer ao consumidor final informações de maneira clara, estas devendo ser disponibilizadas na própria embalagem do produto, favorecendo uma maior segurança ao profissional da saúde no ato da prescrição concomitantemente gerando uma maior autonomia de escolha por parte do consumidor-
Formato: dc.format1 arquivo (17 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectÓleos de peixe-
Palavras-chave: dc.subjectSuplemento alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectÔmega 3-
Título: dc.titleÓleo de peixe : saúde e produtos comercializados no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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