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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Geneci da Rosa Quevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T12:58:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T12:58:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65270 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65270 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Liliane Schenfelder Salles | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar e descrever o Plano Personalizado de Atendimento que possibilitou a melhoria na qualidade educacional de três escolas públicas do estado do Paraná na área metropolitana norte de Curitiba, também demonstrou ser um diferencial na avaliação para corrigir o atraso escolar dos alunos. Investigando os indicadores educacionais das escolas públicas do Paraná, constatou-se um índice acima da média, no estado, relativo a defasagem idade/ano/série dos alunos das referidas escolas, antes da aplicabilidade do mesmo. Com os dados aqui coletados, o estudo realizado apresenta algumas especificidades e desafios deste Plano Personalizado, bem como possibilita a obtenção de ferramentas para trabalho pedagógico na reclassificação de alunos e, igualmente, subsidia novos estudos sobre a permanência e o sucesso do aluno na escola, tendo como alvo a prevenção do abandono e evasão escolar. Como órgão público da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, o Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania, em Piraquara-PR, possui autonomia para refletir, pesquisar e viabilizar ações para a melhoria da prática pedagógica com fins na qualidade educacional e na articulação da educação não-formal com a educação formal. Este trabalho mostra uma das muitas ações, no intuito desta melhoria, e usa como pressuposto princípios essenciais que é o de resgatar a cidadania na escola, os valores morais, éticos e humanos, sendo estes, os principais motivos que move ao resgate da autoestima. | - |
Formato: dc.format | 35 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Distorção idade/ série/ ano : uma análise do plano personalizado de atendimento (PPA) como um diferencial na avaliação educacional | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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