Distorção idade/ série/ ano : uma análise do plano personalizado de atendimento (PPA) como um diferencial na avaliação educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Liliane Schenfelder-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Geneci da Rosa Quevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:58:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:58:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65270-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Liliane Schenfelder Salles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar e descrever o Plano Personalizado de Atendimento que possibilitou a melhoria na qualidade educacional de três escolas públicas do estado do Paraná na área metropolitana norte de Curitiba, também demonstrou ser um diferencial na avaliação para corrigir o atraso escolar dos alunos. Investigando os indicadores educacionais das escolas públicas do Paraná, constatou-se um índice acima da média, no estado, relativo a defasagem idade/ano/série dos alunos das referidas escolas, antes da aplicabilidade do mesmo. Com os dados aqui coletados, o estudo realizado apresenta algumas especificidades e desafios deste Plano Personalizado, bem como possibilita a obtenção de ferramentas para trabalho pedagógico na reclassificação de alunos e, igualmente, subsidia novos estudos sobre a permanência e o sucesso do aluno na escola, tendo como alvo a prevenção do abandono e evasão escolar. Como órgão público da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, o Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania, em Piraquara-PR, possui autonomia para refletir, pesquisar e viabilizar ações para a melhoria da prática pedagógica com fins na qualidade educacional e na articulação da educação não-formal com a educação formal. Este trabalho mostra uma das muitas ações, no intuito desta melhoria, e usa como pressuposto princípios essenciais que é o de resgatar a cidadania na escola, os valores morais, éticos e humanos, sendo estes, os principais motivos que move ao resgate da autoestima.-
Formato: dc.format35 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleDistorção idade/ série/ ano : uma análise do plano personalizado de atendimento (PPA) como um diferencial na avaliação educacional-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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