Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Naila Maina Lagroteria Oliveira, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65197 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65197 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Maurício Cesar Vitoria Fagundes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O artigo presente visa problematizar a importância da formação continuada para os professores da rede pública do município de Matinhos - PR. O objetivo é refletir sobre o impacto que o curso de extensão de Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, promovido pela Universidade Federal do Paraná, setor Litoral, ocasionou para o coletivo formado por esses docentes. A metodologia utilizada foi de pesquisa participante, usando como instrumento de trabalho a observação que foram feitas no decorrer das aulas e anotações das falas dos sujeitos envolvidos na pesquisa em um diário de campo. A devolutiva dos professores envolvidos no processo como as demandas levantadas que foram sanadas pelos módulos ofertados e a amizade consolidadas no ambiente de trabalho entre seus pares, fizeram que um bom resultado fosse alcançado. Buscando um olhar de escuta atenta dos envolvidos, buscou ensinamentos deixados por Freire para consolidar a pesquisa assim como Brandão para repensarmos em pesquisa participante. | - |
Formato: dc.format | 12 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada - Professores | - |
Título: dc.title | A formação continuada na rede municipal de ensino da cidade de Matinhos – PR : práticas pedagógicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: