Experiência do usuário, usabilidade e preceitos ergonômicos informacionais no agendamento online de consultas médicas

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rafaela Mariana da, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:02:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:02:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65188-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Maria do Carmo Duarte Freitas-
Descrição: dc.descriptionProjeto de Pesquisa (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho visa analisar de forma comparativa a contribuição da arquitetura da informação sobre a ótica da experiência do usuário no agendamento online de consultas médicas. Para isso, levantou-se as quatro principais plataformas utilizadas para este serviço e realizou-se uma investigação de quais ferramentas se aplicam a experimentação de navegabilidade em plataformas online. A metodologia aplicada foi a pesquisa exploratória, descritiva e aplicada. Para a aplicação, foram realizadas duas análises, uma delas relacionadas aos preceitos ergonômicos informacionais, que foi realizada a partir da ferramenta Ergolist (2019) e outra análise que respondeu à quantidade de telas, janelas e cliques o usuário necessita dar para completar sua tarefa. A partir destes resultados, foi realizada a análise comparativa das plataformas. Dentre as plataformas, foi possível perceber qual atingiu o maior número de questões conformes na aplicação do Ergolist (2019) e apresentou o menor número de telas e cliques para o usuário agendar a consulta. Nesta perspectiva, foi possível identificar critérios utilizados para avaliar a usabilidade de ambientes web , e relacioná-los com a literatura da área. A pesquisa possibilitou concluir que o quesito de número de cliques para completar uma tarefa, não está diretamente relacionado à capacidade informacional ergonômica das plataformas.-
Formato: dc.format102 p. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectClínicas - Automação-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de informação on-line-
Palavras-chave: dc.subjectConsulta medica-
Título: dc.titleExperiência do usuário, usabilidade e preceitos ergonômicos informacionais no agendamento online de consultas médicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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