Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Matheus Felipe Coimbra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65186 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65186 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Maria do Carmo Duarte Freitas | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : As melhores práticas de um mundo globalizado costumam ser utilizadas como referência, resultado natural para um contexto cada vez mais competitivo. Nesse ambiente globalizado que surge o benchmarking, uma alternativa para aprimoramento em diversas lacunas estabelecidas nas Instituições, uma vez que em termos gerais, utiliza de uma metodologia de análise comparativa de produtos e serviços na busca do aperfeiçoamento do material de trabalho. Na busca de elevar a qualidade dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná a pesquisa desenvolvida aborda a aplicação da metodologia de benchmarking para o desenvolvimento de um portal único da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo central foi analisar a arquitetura de informação de programas de pós-graduação de alta performance para serem comparados e utilizados como referência. A metodologia foi elaborada considerando conhecimentos da informática, engenharia de produtos, comunicação, design, arquitetura da informação, usabilidade e ergonomia, utilizando-se da análise hierarquia de processo e critérios de qualidade de informação para estipular um modelo de arquitetura de informação com base nas melhores práticas. Após a investigação a pesquisa conseguiu reunir subsídios necessários para um modelo de arquitetura informacional com base na qualidade de informação e definir boas práticas e aspectos negativos referente ao que se foi levantado. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benchmarking (Administração) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pos-graduação | - |
Título: dc.title | Benchmarking : análise de arquitetura de informação para modelagem de plataforma online de Programas de Pós-graduação Graduação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: