Fake news em período eleitoral : proposta de produto informacional sob a ótica da gestão e arquitetura da informação

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Autor(es): dc.contributorPinto, José Simão de Paula, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jacqueline de, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:03:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:03:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65121-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Simão de Paula Pinto-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Inicia com a discussão sobre o advento do termo "Gestão da Informação" e suas relações intra e multidisciplinares com outras áreas do conhecimento, aborda sobre o ambiente informacional em que o eleitor brasileiro se localiza, sendo denominado como Ecologia da Informação, indica as fases em que a informação é processada e relaciona com o termo Arquitetura da Informação. Aborda o nascimento e repercussão do conceito das Fake-News, qualifica o termo e apresenta o impacto do mesmo na sociedade atual. Apresenta a relação do conceito da Pós-verdade e a Sociedade Líquida a partir da definição de Modernidade Líquida. Destaca na Arquitetura da Informação os conceitos de Design (Informação e Interação) e Experiência (Usuário e Interface). Finaliza com a proposta de um produto informacional que a partir dos conceitos da Gestão da Informação e a Arquitetura da Informação se apresenta como uma possível solução para diminuir a margem de incerteza à cerca das Fake News disseminadas em período eleitoral acerca dos candidatos à presidência no Brasil. Conclui com questionamentos sobre a mudança do comportamento humano na atual sociedade líquida e seus impactos no pensamento do eleitor brasileiro, questiona sobre a influência das Fake News em outros setores da sociedade brasileira, tais como: saúde, segurança e afins e indica trabalhos futuros sobre o tema.-
Formato: dc.format97 p. : il.,grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEleições - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Título: dc.titleFake news em período eleitoral : proposta de produto informacional sob a ótica da gestão e arquitetura da informação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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