O ensino de ciências por investigação: possibilidades na escola para a formação do aluno-investigador

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPalcha, Leandro Siqueira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Agronomia-
Autor(es): dc.creatorBavaresco, Julia, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:58:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:58:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65004-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Leandro Siqueira Palcha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ensino tradicional consiste na exposição do conteúdo científico pelo professor e na atitude de passividade dos alunos no ensino de Ciências promovendo, consequentemente, desinteresse e desmotivação destes para a aprendizagem do conhecimento científico. Afastando-se desta perspectiva, considera-se relevante apostar em outras metodologias de ensino, como é o caso do Ensino de Ciências por Investigação. Para a fundamentação teórica, a pesquisa foi orientada por autores como Vasconcellos (2004), Carvalho (2007), Krasilchik (2008), Pozo e Gómez-Crespo (2009), Capecchi (2016), entre outros, que reivindicam em seus estudos uma nova abordagem para o ensino de Ciências. O objetivo do trabalho reside em analisar uma proposta de Ensino de Ciências por Investigação e destacar aspectos que possam estar associados com a formação investigativa na escola dos alunos em aulas de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa priorizou uma abordagem qualitativa e foi realizada com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede de ensino pública, no oeste do Paraná. A partir de uma Sequência de Ensino Investigativa foi trabalhado o tema "sistema sensorial" e proposta aos alunos a resolução de dois problemas, um teórico e outro prático. As hipóteses construídas pelos alunos foram divulgadas e discutidas em conjunto com a turma, a fim de analisar o quanto a proposta favoreceu a formação de um espírito científico (BACHELARD, 1996). Os instrumentos de pesquisa foram um roteiro da sequência de ensino e um questionário. Para análise dos resultados, a pesquisa guiou-se pelo referencial da Análise de Discurso Francesa (ORLANDI, 2013), sendo construídas três abordagens para a apresentação e discussão dos dados, a saber: a) O "sistema sensorial" em uma sequência de Ensino por Investigação; b) O Ensino por Investigação nas palavras dos alunos; c) O processo formativo do aluno-investigador em discussão. Para cada abordagem, emergiram enfoques nas respostas dos alunos que demonstram a ocorrência de uma aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal para o conhecimento científico por parte dos alunos, pois, além de terem se sensibilizado por aspectos da deficiência visual, eles mobilizaram o valor do trabalho em grupo por meio das atividades, visando a entender "o que", "o porquê" e o "para que" faziam na aula de Ciências. Por fim, destacam-se possibilidades desta pesquisa para aprender e refletir sobre novas metodologias de ensino na formação de professores de Ciências, visando uma formação crítica de alunos da educação básica. Palavras-chave: Educação em Ciências. Formação Crítica. Metodologia de Ensino.-
Formato: dc.format61 p. : Digital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAgronomia-
Título: dc.titleO ensino de ciências por investigação: possibilidades na escola para a formação do aluno-investigador-
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