
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Bavaresco, Julia, 1996- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:13:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:13:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65004 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65004 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Leandro Siqueira Palcha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O ensino tradicional consiste na exposição do conteúdo científico pelo professor e na atitude de passividade dos alunos no ensino de Ciências promovendo, consequentemente, desinteresse e desmotivação destes para a aprendizagem do conhecimento científico. Afastando-se desta perspectiva, considera-se relevante apostar em outras metodologias de ensino, como é o caso do Ensino de Ciências por Investigação. Para a fundamentação teórica, a pesquisa foi orientada por autores como Vasconcellos (2004), Carvalho (2007), Krasilchik (2008), Pozo e Gómez-Crespo (2009), Capecchi (2016), entre outros, que reivindicam em seus estudos uma nova abordagem para o ensino de Ciências. O objetivo do trabalho reside em analisar uma proposta de Ensino de Ciências por Investigação e destacar aspectos que possam estar associados com a formação investigativa na escola dos alunos em aulas de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa priorizou uma abordagem qualitativa e foi realizada com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede de ensino pública, no oeste do Paraná. A partir de uma Sequência de Ensino Investigativa foi trabalhado o tema "sistema sensorial" e proposta aos alunos a resolução de dois problemas, um teórico e outro prático. As hipóteses construídas pelos alunos foram divulgadas e discutidas em conjunto com a turma, a fim de analisar o quanto a proposta favoreceu a formação de um espírito científico (BACHELARD, 1996). Os instrumentos de pesquisa foram um roteiro da sequência de ensino e um questionário. Para análise dos resultados, a pesquisa guiou-se pelo referencial da Análise de Discurso Francesa (ORLANDI, 2013), sendo construídas três abordagens para a apresentação e discussão dos dados, a saber: a) O "sistema sensorial" em uma sequência de Ensino por Investigação; b) O Ensino por Investigação nas palavras dos alunos; c) O processo formativo do aluno-investigador em discussão. Para cada abordagem, emergiram enfoques nas respostas dos alunos que demonstram a ocorrência de uma aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal para o conhecimento científico por parte dos alunos, pois, além de terem se sensibilizado por aspectos da deficiência visual, eles mobilizaram o valor do trabalho em grupo por meio das atividades, visando a entender "o que", "o porquê" e o "para que" faziam na aula de Ciências. Por fim, destacam-se possibilidades desta pesquisa para aprender e refletir sobre novas metodologias de ensino na formação de professores de Ciências, visando uma formação crítica de alunos da educação básica. Palavras-chave: Educação em Ciências. Formação Crítica. Metodologia de Ensino. | - |
| Formato: dc.format | 61 p. : Digital. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agronomia | - |
| Título: dc.title | O ensino de ciências por investigação: possibilidades na escola para a formação do aluno-investigador | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: