Análise de sentimentos dos clubes paranaenses de futebol na rede social twitter

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Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorDegani, Gabriel Luis, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:04:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:04:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64986-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64986-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Apresenta um estudo exploratório visando identificar os sentimentos dos torcedores dos três principais clubes do estado do Paraná. Analisa as postagens feitas na rede social Twitter a fim de classificar as publicações como positivas, negativas ou neutras. Investiga a utilização de técnicas de análise de sentimentos dentro de instituições esportivas de maneira estratégica. Desenvolve um fluxo elucidando as etapas de criação das bases de dados, pré-processamento, processamento e pós-processamento dos dados coletados. Utiliza ferramentas como o Microsoft Excel® e a linguagem de programação Python para as etapas de pré-processamento e processamento, além do Orange Canvas e Power BI na etapa de pós-processamento. Aplica os algoritmos de aprendizado de máquina Naïve Bayes, SVM e CART, apresentando resultados satisfatórios na classificação das bases de dados, com taxas de acerto na classificação das instâncias superior a 65% para os três algoritmos utilizados. Evidencia a possibilidade do uso da mineração de opiniões como recurso para analisar o entusiasmo dos torcedores. Recomenda trabalhos futuros de análise de sentimentos em clubes de futebol com o fluxo proposto nesta pesquisa na exploração de outras redes sociais e coleta de maior quantidade de dados.-
Formato: dc.format101 p. : il., grfas., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectClubes de futebol-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Título: dc.titleAnálise de sentimentos dos clubes paranaenses de futebol na rede social twitter-
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