Utilização da gamificação em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIshida, Celso Yoshikazu, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Fernando Henrique, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:06:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:06:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64985-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Celso Yoshikazu Ishida-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Estudo sobre os benefícios na utilização da gamificação em sala de aula. Visa identificar os elementos gamificados que podem ser aplicados no ambiente educacional e os benefícios que esses elementos trazem. É apresentado o histórico da gamificação ao longo dos anos e como sua utilização vem trazendo resultados significativos em diversos aspectos. Tem enfoque no ambiente educacional com propósito de elucidar as hipóteses referentes quanto a utilização de elementos gamificados ante o desinteresse por parte de estudantes em determinadas disciplinas. Traz exemplos reais da utilização de elementos de jogos no âmbito escolar e a melhora no desempenho obtida através da aplicação. Tem a aplicação de um questionário como instrumento de pesquisa, obtendo 236 respondentes, elucidando algumas hipóteses levantadas durante a elaboração da pesquisa bibliográfica. Conclui que os estudantes não se encontram satisfeitos com o modelo atual de ensino e são receptíveis quanto a aplicação da gamificação em seu ambiente de estudo. Observa a possibilidade de trabalhos futuros para determinar até que ponto a gamificação se mantém efetiva, estudo dos benefícios da mesma em outros ambientes e outras formas de apresentação dos resultados obtidos via questionário.-
Formato: dc.format65 p. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Título: dc.titleUtilização da gamificação em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.