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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ishida, Celso Yoshikazu, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Fernando Henrique, 1994- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:06:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:06:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64985 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64985 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Celso Yoshikazu Ishida | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Estudo sobre os benefícios na utilização da gamificação em sala de aula. Visa identificar os elementos gamificados que podem ser aplicados no ambiente educacional e os benefícios que esses elementos trazem. É apresentado o histórico da gamificação ao longo dos anos e como sua utilização vem trazendo resultados significativos em diversos aspectos. Tem enfoque no ambiente educacional com propósito de elucidar as hipóteses referentes quanto a utilização de elementos gamificados ante o desinteresse por parte de estudantes em determinadas disciplinas. Traz exemplos reais da utilização de elementos de jogos no âmbito escolar e a melhora no desempenho obtida através da aplicação. Tem a aplicação de um questionário como instrumento de pesquisa, obtendo 236 respondentes, elucidando algumas hipóteses levantadas durante a elaboração da pesquisa bibliográfica. Conclui que os estudantes não se encontram satisfeitos com o modelo atual de ensino e são receptíveis quanto a aplicação da gamificação em seu ambiente de estudo. Observa a possibilidade de trabalhos futuros para determinar até que ponto a gamificação se mantém efetiva, estudo dos benefícios da mesma em outros ambientes e outras formas de apresentação dos resultados obtidos via questionário. | - |
Formato: dc.format | 65 p. : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Utilização da gamificação em sala de aula | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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