
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Vicente, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Jefferson Roberto de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64977 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64977 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Vicente Pacheco | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa acadêmica, que resultou em uma obtenção da união das informações dos produtos bancários com a evolução das sociedades, mostra claramente quão grande e a necessidade social a respeito do assunto, tanto para as pessoas físicas quanto para as jurídicas, que sempre utilizaram dos serviços bancários no intuito de aumento de capital e sobrevivência no mercado. O leitor poderá analisar informações relacionadas aos ajustes que os bancos brasileiros e internacionais fizeram ao longo dos últimos anos. Os bancos brasileiros, que antes eram do Governo, passaram por um processo de privatização devido a invasão dos bancos internacionais, que tornaram as praças mais aquecidas. As principais mudanças no cenário econômico brasileiro foram resultados da estabilização da moeda. O advento do plano real trouxe um ajuste da inflação que fez com que o aumento do consumo, devido a oferta de financiamento de longo prazo, principalmente de bens duráveis e também de bens não duráveis. A Economia e os bancos por meio da expansão dos cartões de crédito forneceram nos últimos anos a utilização dessa forma de consumo tornando disponível nos estabelecimentos mais inusitados, como feiras - livres e bancas de jornal. As administradoras de cartões de créditos no intuito de aumentar ainda mais sua participação no mercado fomentaram contratos com grandes redes comerciais, por meio dessas redes foi possível conquistar mais clientes, o cliente por sua vez como cartão de crédito do mercado de sua preferência teve acesso as vantagens e prazos fornecidos por essas bandeiras. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bancos - Serviços ao cliente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartões de crédito bancário | - |
| Título: dc.title | A evolução dos produtos bancários | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: