
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Celinski, Leszek | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Administração de Pessoas | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Maria de Lourdes Saldanha do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64952 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64952 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Leszek, Celinski | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Administração de Pessoas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Trata da proposta de implantação do Programa de Treinamento para servidores e estagiários que atuam no balcão de atendimento da Seção de Empréstimo da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários. São objetivos específicos: realizar um diagnostico das necessidades de treinamento dos servidores e estagiários; planificar as ações para a implantação do Programa de Treinamento; propor um Programa de Treinamento e elaborar a proposta de implantação. A metodologia foi baseada numa revisão de literatura, sem pretensão de exaustividade, sobre biblioteca universitária e as novas tecnologias que incluem sistemas de informação. Buscou também literatura que trata de usuários e treinamento de pessoas. A busca bibliográfica foi realizada em bases de dados, especificamente, o Portal da Capes, em sua maioria foram utilizados artigos de periódicos. A coleta dos dados relevantes para a pesquisa foi desenvolvida por meio de conversas informais com os servidores e estagiários bem como por meio da observação participante estruturada. Foi desenvolvido também um Formulário de Sugestões que visava coletar informações referentes a: identificação das pessoas, duvidas encontradas e erros na operacionalização do atendimento aos usuários no balcão da Seção de Empréstimo. Foi utilizado ainda o Teste de Eficacia. Todas as informações e sugestões coletadas foram condensadas no Formulário de Resultados e o diagnostico situacional serviu de base para a elaboração da proposta do Programa de Treinamento. A experiência da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação em tornar seus servidores e estagiários auto-suficientes na operacionalização do Virtua, sistema de informação atualmente adotado, aponta para o surgimento de um novo servidor e estagiário assim como um novo bibliotecário. Os servidores e estagiários capacitados, com maior autonomia na operacionalização do sistema de informação, são mais seguros e promovem a qualidade da prestação dos serviços aos usuários; o bibliotecário, por sua vez assume o papel de bibliotecario-educador tanto na instrução formal para o uso das tecnologias de informação quanta no planejamento de outras formas de comunicação, para o acesso a informação. É necessária, no entanto, avaliações sistematizadas, tanto para analisar o desempenho dos servidores e estagiários, quanta para detectar possíveis dificultadores no uso dessas tecnologias, as avaliações devem ser meta permanente para a busca da qualidade na prestação de serviços pela biblioteca. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias - Administração de pessoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas - Pessoal - Treinamento | - |
| Título: dc.title | Programa de treinamento para servidores e estagiários da Secção de Empréstimo da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: