Os programas sociais da PMPR e a violência na Escola Municipal Vereador André Naldony

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Autor(es): dc.contributorBessler, Sergio Luiz-
Autor(es): dc.contributorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Estratégias em Segurança Pública-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Luiz Carlos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:03:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:03:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64836-
Descrição: dc.descriptionOrientadores: Sergio Luiz Bessler, Helena F. Nunes Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Estrategias em Segurança Publica-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho visa a abordar o assunto violência e tráfico de drogas no ambiente escolar da Escola Municipal Vereador André Nadolny, na cidade de Colombo-Pr, e os modelos existentes de Policiamento Ostensivo especializado para a segurança pública no ambiente escolar e seus efeitos junto a comunidade docente daquele estabelecimento. A Polícia Militar na formação da malha protetiva do cidadão, tem ao seu alcance a malha ordinária de Policiamento Ostensivo através das diversas unidades operacionais, além da Patrulha Escolar e do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência. A pesquisa se delimitara no ambiente escolar da Escola Municipal Vereador André Nadolny, onde existe a aplicação destes processes e projetos sociais da Polícia Militar. O núcleo de pesquisa abrangeu o exercício estatal nas formas citadas fazem ou fizeram frente a manifestação criminosa no ambiente escolar e na periferia e sua influência positiva na formação de uma malha protetiva e na sensação de segurança daquele público. Na esteira metodológica atinente ao presente estudo foi propositada no modelo descritivo, formatada por dados Mistos na forma não experimental com análise de conteúdo e documental. Conclui-se que o PROERD e o Programa mais identificado com a ambiência escolar e de mais intimidade com aqueles que estão no ambiente escolar, tanto na docência quanta na comunidade discente. Na pesquisa de campo constatou que 72% das entrevistadas responderam que a inibição da Violência se deu em razão da presença ostensiva do policial-militar no ambiente interne da escola e por último, o reconhecimento unânime das professoras que o policial-militar naquele ambiente escolar pertence ao PROERD. E um serviço eficiente oferecido a comunidade que deve ser aprimorado e eficientizado, sendo um programa de marketing interne da instituição. Ainda, em razão da absorção do efetivo proerdiano pelo BPEC e convenientemente asseverar que este programa não venha a sofrer descontinuidade de sua aplicação no ambiente escolar. Ainda, alertando que, os programas sociais da PMPR são equidistantes em filosofia preventiva na sua essência.-
Formato: dc.format115 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectToxicomania-
Palavras-chave: dc.subjectParana - Policia militar - Policia militar-
Título: dc.titleOs programas sociais da PMPR e a violência na Escola Municipal Vereador André Naldony-
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