O controle da velocidade por intermédio de equipamentos fixos nas rodovias estaduais de Santa Catarina

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBotelho, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Estratégias em Segurança Pública-
Autor(es): dc.creatorMoukarzel, Paulo Ekke-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:03:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:03:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64824-
Descrição: dc.descriptionOrientadores: João Luiz Botelho, Helena de Fatima Nunes Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Estrategias em Segurança Publica-
Descrição: dc.descriptionResumo: Pesquisa descritiva quantitativa sobre a utilização de radares fixos para o controle da velocidade de deslocamento de veículos automotores nas rodovias estaduais catarinenses. Apresenta e discute os resultados e a utilização de radares fixos para o controle da velocidade de deslocamento de veículos automotores nas rodovias estaduais catarinenses no período compreendido entre os anos de 1995 a 2007. Analisa e demonstra os indicadores de acidentalidade, vitimação e fatalidade, no período compreendido entre os anos de 1995 a 2002, quando em parte da malha viária de rodovias estaduais, existiam radares fixos instalados e compara com o período compreendido entre os anos de 2003 a 2007, quando estes equipamentos foram removidos das rodovias estaduais catarinenses. Apresenta os resultados estatísticos levando em conta a evolução da frota e o volume médio diário de veículos em circulação nas rodovias estaduais. Demonstra se houve melhoria e em que percentual para a segurança dos usuários das rodovias catarinenses com e sem os radares fixos no período compreendido entre os anos de 1995 a 2007. Mediante a análise estatística das informações oficiais disponibilizadas, as rodovias estaduais com radares fixos representaram em media 13% da malha viária, por onde circularam 42% do volume médio diário de veículos. O índice da acidentalidade dos acidentes com vítimas foi 12% menor nas rodovias com radares fixos e 85% maior com a remoção destes, comparadas com as rodovias sem os equipamentos. O índice de vitimação (feridos) foi 21% menor com os radares e 73% maior após a remoção destes, e o índice de fatalidade (mortos) foi 31% menor com os radares e 51% maior sem os mesmos, além disso, o custo sócio-econômico dos acidentes praticamente dobrou após a remoção dos equipamentos. Confirma-se que os radares fixos foram eficientes e eficazes no controle da velocidade e na redução dos acidentes de transite e vítimas nas rodovias onde foram implantados, contribuindo para a melhoria da segurança dos usuários das rodovias estaduais de Santa Catarina.-
Formato: dc.format241 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPolicia rodoviaria - Santa Catarina - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de tansito - Santa Catarina - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectTransito - Infrações - Santa Catarina - Infrações - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectVeiculos - Velocidade-
Palavras-chave: dc.subjectRadar-
Título: dc.titleO controle da velocidade por intermédio de equipamentos fixos nas rodovias estaduais de Santa Catarina-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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