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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Botelho, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Estratégias em Segurança Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Moukarzel, Paulo Ekke | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:03:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:03:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64824 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64824 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores: João Luiz Botelho, Helena de Fatima Nunes Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Estrategias em Segurança Publica | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa descritiva quantitativa sobre a utilização de radares fixos para o controle da velocidade de deslocamento de veículos automotores nas rodovias estaduais catarinenses. Apresenta e discute os resultados e a utilização de radares fixos para o controle da velocidade de deslocamento de veículos automotores nas rodovias estaduais catarinenses no período compreendido entre os anos de 1995 a 2007. Analisa e demonstra os indicadores de acidentalidade, vitimação e fatalidade, no período compreendido entre os anos de 1995 a 2002, quando em parte da malha viária de rodovias estaduais, existiam radares fixos instalados e compara com o período compreendido entre os anos de 2003 a 2007, quando estes equipamentos foram removidos das rodovias estaduais catarinenses. Apresenta os resultados estatísticos levando em conta a evolução da frota e o volume médio diário de veículos em circulação nas rodovias estaduais. Demonstra se houve melhoria e em que percentual para a segurança dos usuários das rodovias catarinenses com e sem os radares fixos no período compreendido entre os anos de 1995 a 2007. Mediante a análise estatística das informações oficiais disponibilizadas, as rodovias estaduais com radares fixos representaram em media 13% da malha viária, por onde circularam 42% do volume médio diário de veículos. O índice da acidentalidade dos acidentes com vítimas foi 12% menor nas rodovias com radares fixos e 85% maior com a remoção destes, comparadas com as rodovias sem os equipamentos. O índice de vitimação (feridos) foi 21% menor com os radares e 73% maior após a remoção destes, e o índice de fatalidade (mortos) foi 31% menor com os radares e 51% maior sem os mesmos, além disso, o custo sócio-econômico dos acidentes praticamente dobrou após a remoção dos equipamentos. Confirma-se que os radares fixos foram eficientes e eficazes no controle da velocidade e na redução dos acidentes de transite e vítimas nas rodovias onde foram implantados, contribuindo para a melhoria da segurança dos usuários das rodovias estaduais de Santa Catarina. | - |
Formato: dc.format | 241 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Policia rodoviaria - Santa Catarina - Santa Catarina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes de tansito - Santa Catarina - Santa Catarina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transito - Infrações - Santa Catarina - Infrações - Santa Catarina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veiculos - Velocidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radar | - |
Título: dc.title | O controle da velocidade por intermédio de equipamentos fixos nas rodovias estaduais de Santa Catarina | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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