Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paba, Jaime, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Juliano Cezar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64812 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.Dr. Jaime Paba Martínez | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 23/07/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 48-49 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O ensino mediado pela História da Ciência (HC) é uma ferramenta que busca auxiliar o professor no resgate das contribuições feitas, pelos cientistas do passado. Este resgate é relevante, pois mostra aos alunos de forma real, os caminhos e métodos utilizados pelos pesquisadores para atingir a compreensão de um fenômeno. O ensino de ciências passa por dificuldades na atualidade, sendo a falta de interesse dos alunos um dos principais fatores envolvidos, se tornando o principal problema em muitas escolas. A contextualização histórica, social e econômica do surgimento de ideias, teorias, descobertas na área científica, assim como da vida dos seus protagonistas têm se mostrado útil na compreensão de conceitos biológicos, aumentando o interesse dos alunos pela disciplina, e ao mesmo tempo fornecendo modelos de comportamento para os alunos mais jovens, para o seu desenvolvimento pessoal. O presente trabalho empregou o resgate histórico da vida e obra de um cientista afrodescendente, George Washington Carver, como ferramenta para melhorar o aprendizado nas aulas de biologia e alterar a percepção de pluralidade entre os alunos. Palavras-Chave: George Washington Carver. Botânica. Afrodescendente. História da Ciencia. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Science education is currently facing difficulties, and the current student's lack of interest is one of the main obstacles to be surpassed. The historical, social and economic contextualization of the emergence of ideas, theories and discoveries in a scientific field, as well as the exploration of the complex lives of its protagonists have been useful in the understanding of biological concepts. It increases student's engagement in the discipline, while providing behavioral models of personal development for younger students. The present work employed the historical rescue of the life and work of an african-american scientist, George Washington Carver, as a tool to improve learning in biology classes and alter the perception of plurality among students. Keywords: George Washington Carver. Botanic .African descent. Science history. | - |
Formato: dc.format | 68 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cientistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - História | - |
Título: dc.title | Vida e obra do cientista negro George Washington Carver, como ferramenta para o ensino de biologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: