
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Elípio M. Cardoso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Wichert, Helena Passos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1982 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64738 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64738 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Elípio M. Cardoso | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 60-67 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica. Tem como objetivo fornecer bases teóricas para a elaboração de diretrizes curriculares, destinadas à educação religiosa do pré-escolar, na rede oficial de ensino. Situando o ensino religioso no contexto histórico da escola pública brasileira, sugere-se para o pré-escolar a adoção de um enfoque de educação religiosa integrada ecumênica, tendo como fim último o desenvolvimento do amor a Deus e ao próximo. Tal currículo em ação, formará um todo intimamente relacionado. O estudo dos interesses, necessidades e características do desenvolvimento da criança, forneceu indicadores que poderão servir de base para a seleção de objetivos gerais, temas, experiências, e procedimentos didáticos. Sugerem-se ao final da dissertação pesquisas e alternativas para a solução de problemas decorrentes do tema em estudo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study can be characterized as bibliographic research. The purpose of this study is to provide a theoretical basis for formulating curriculum directives for religious education of the preschooler in the public school system. Considering religious teaching within the historical context of the Brazilian public school, integrated ecumenical religious education whose ultimate goal is the development of love for God and fellow man is suggested for the preschooler. Such a curriculum in action will develop an intimately related whole. The study of basic needs, interests and characteristics of the child's development provided indicators that can be used as a base for the selection of general objectives, themes, experiences and didactics procedures. In the final part of the report researches and alternatives for theme in study are suggested. | - |
| Formato: dc.format | 70 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino religioso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Bases teóricas para diretrizes curriculares da educação religiosa na pré-escola, um enfoque de educação integrada ecumênica destina à escola pública | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: