Bases teóricas para diretrizes curriculares da educação religiosa na pré-escola, um enfoque de educação integrada ecumênica destina à escola pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorElípio M. Cardoso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorWichert, Helena Passos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued1982-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64738-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64738-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Elípio M. Cardoso-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 60-67-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica. Tem como objetivo fornecer bases teóricas para a elaboração de diretrizes curriculares, destinadas à educação religiosa do pré-escolar, na rede oficial de ensino. Situando o ensino religioso no contexto histórico da escola pública brasileira, sugere-se para o pré-escolar a adoção de um enfoque de educação religiosa integrada ecumênica, tendo como fim último o desenvolvimento do amor a Deus e ao próximo. Tal currículo em ação, formará um todo intimamente relacionado. O estudo dos interesses, necessidades e características do desenvolvimento da criança, forneceu indicadores que poderão servir de base para a seleção de objetivos gerais, temas, experiências, e procedimentos didáticos. Sugerem-se ao final da dissertação pesquisas e alternativas para a solução de problemas decorrentes do tema em estudo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study can be characterized as bibliographic research. The purpose of this study is to provide a theoretical basis for formulating curriculum directives for religious education of the preschooler in the public school system. Considering religious teaching within the historical context of the Brazilian public school, integrated ecumenical religious education whose ultimate goal is the development of love for God and fellow man is suggested for the preschooler. Such a curriculum in action will develop an intimately related whole. The study of basic needs, interests and characteristics of the child's development provided indicators that can be used as a base for the selection of general objectives, themes, experiences and didactics procedures. In the final part of the report researches and alternatives for theme in study are suggested.-
Formato: dc.format70 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleBases teóricas para diretrizes curriculares da educação religiosa na pré-escola, um enfoque de educação integrada ecumênica destina à escola pública-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.