Gestão escolar compartilhada no Paraná : caminho para a excelência na educação?

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Autor(es): dc.contributorSantos, Jussara Maria Tavares Puglielli, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorHachem, Silvana Aparecida de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64736-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64736-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Jussara Maria Puglielli Santos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 211-217-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa trata da análise crítica das orientações presentes na proposta de Gestão Compartilhada, assumida e amplamente disseminada pelo Governo do Estado do Paraná Brasil, em suas políticas públicas educacionais, no período de 1995-99. Firma-se a compreensão de que tal proposta de gestão escolar está articulada a uma concepção de "Estado Mínimo Neoliberal", na qual esse (o Estado) se afasta paulatinamente de suas obrigações para com a manutenção e desenvolvimento das atividades educacionais, repassando-as para a comunidade. Através de veículos próprios de comunicação como jornais e revistas, põe-se em execução uma estratégia de difusão da "informação interessada", através da disseminação de exemplas considerados de sucesso, que têm como característica comum a relação do êxito com a participação da comunidade assumindo financeiramente a escola. A massificação dessa concepção de êxito objetiva criar um consenso favorável à aceitação espontânea da concepção de Gestão Compartilhada. Incentiva-se a diferenciação entre escolas pela via da inovação pedagógica, contanto que a própria comunidade assuma o ônus financeiro de tais inovações. A denominada Gestão Compartilhada aumenta a desigualdade social, na medida em que exime o Estado de sua função reguladora das diferenças sociais e limita cada comunidade à própria capacidade de financiamento da atividade escolar de seus filhos.-
Formato: dc.format217 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectDisseminação da informação - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Gestão compartilhada - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de recuperação da informação - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleGestão escolar compartilhada no Paraná : caminho para a excelência na educação?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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