
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Becker, Lauro da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Avosani, Carlos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1981 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64701 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64701 | - |
| Descrição: dc.description | Mimeografado | - |
| Descrição: dc.description | Resumos em português, inglês e francês | - |
| Descrição: dc.description | Anexos: f. 83-95 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Lauro Da Silva Becker | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Mestrado em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 78-82 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação da expressão escrita e, especificamente, o emprego de duas técnicas: a holística e a analítica. O tipo de pesquisa é a exploratória instrumental, pois, fornece meios para estudar critérios e a variância dos resultados. Está próxima da pesquisa experimental, mas não o é. A experimental controla uma variável provocada, ao passo que esta se centra sobre uma variável invocada, ou seja: trata da análise de dados de diferentes fases da pesquisa (Primeira fase: avaliação sem critérios; Segunda fase: avaliação com critérios). Pela revisão literária, verificou-se a preocupação dos avaliadores em relação aos resultados da avaliação da expressão escrita com enfoque no problema da subjetividade. Uma das causas mais prováveis das distorções da avaliação poderia ser o emprego das técnicas de avaliação de redações, com graves prejuízos para o aluno. Desta forma, para se minimizar os possíveis erros pedagógicos, estudamos o emprego das técnicas de avaliação acima mencionadas, submetendo trinta redações de Língua Nacional á correção por seis julgadores. Com isto, pudemos verificar a variabilidade de julgamentos dos seis juízes que corrigiram as redações, num primeiro momento, utilizando a técnica holística e, num segundo momento, utilizando a técnica analítica. Os resultados mostraram que há vima diferença significativa entre eles, quer comparando os julgamentos do mesmo juiz face a uma e outra técnica, quer entre os mesmos juízes, dentro da mesma técnica, quer comparando os seis juízes, usando ora uma técnica, ora outra. O trabalho nos mostrou as flutuações existentes na avaliação de redações, embora se empreguem técnicas diferentes. O fato nos leva a repensar o sistema de avaliação da expressão escrita para se encontrar alternativas que minimizem os erros pedagógicos provocados pela subjetividade do avaliador. | - |
| Formato: dc.format | 95 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Composição e exercicios - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | As técnicas holística e analítica na avaliação da expressão escrita | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: