Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Louzada, Fernando Mazzilli, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Iverson Junior dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64600 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64600 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Fernando Mazzilli Louzada | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 08/07/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 63-68 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino em Biologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A cronobiologia compreende o estudo das características temporais, ou seja, estuda a capacidade dos seres vivos de gerar os ritmos biológicos e sincronizá-los com os ciclos ambientais, principalmente o ciclo claro/escuro. No caso da espécie humana, os horários sociais, como os escolares, também atuam de forma importante na expressão do ciclo sono/vigília. O estudo da Cronobiologia nos permite entender melhor os fatores associados à restrição de sono presente em grande parte dos estudantes do ensino médio. Na maioria dos casos, os adolescentes não percebem este atraso, pois estão relacionados à sua rotina diária, seus hábitos e a alterações hormonais. Assim, essa restrição pode causar impacto em toda a família, visto que esse atraso de sono pode acarretar inúmeros obstáculos, como baixo desempenho escolar, aumento de doenças como obesidade e diabetes, entre outras. Diante disso, o objetivo dessa dissertação é tornar acessível o conhecimento acerca da cronobiologia e as suas implicações na prática pedagógica, através da produção de material didático, voltado ao ensino médio. Para isso, primeiramente, buscou-se verificar a abordagem do conteúdo nos livros didáticos dentro dos conteúdos da biologia e, posteriormente, um levantamento de materiais encontrados na internet, na qual se obteve uma grande quantidade de informações, compreendendo uma diversidade de recursos, como as sociedades/associações, blogs, vídeos e instituições de ensino. Desta forma, utilizamos esses recursos como suporte na elaboração dos planos de aula, os quais abrangem temas relacionados à cronobiologia: ritmos biológicos, genética do sono, diferenças individuais e hábitos do sono saudáveis. Os planos procuraram contemplar metodologias ativas, como por exemplo, a rotação por estações, para que os estudantes possam interagir de maneira significativa com os temas. Procuramos fornecer suporte conceitual aos professores para que eles possam, por meio das atividades propostas, contribuir para o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis de sono nosestudantes. Palavras-chave: Cronobiologia. Sono. Material didático. Ensino médio. Estudante. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Chronobiology understands the study of temporal characteristics, that is, it studies the ability of human beings generate biological rythms and synchronise them with environmental cycles, mainly the light/dark cycle. In case of the human specie, the social time as the school time also act in an important way in the expression sleep/vigil. The study of Chronobiology allow us to better understand the factor associated to the sleep restriction in a great number of high school students. In the majority of the cases, teenagers don't notice this delay because it is related to their daily routine, their habits and hormonal changes. Thereby, this restriction may cause impact in all family and this sleep delay may also cause a bunch of obstacles such as low learning perfomance, the increase of deseases as obesity and diabetes among others. At that, this Master's dissertation aims at becoming acessible the knowledge regarding chronobiology and its implication in the pedagogical practice through the production of courseware focussed on high school. To that, it was intended first to verify the approach of the educational content in the books and a survey of materials founded in internet which it has gotten a great quantity of information, comprehending an assortment of resources as societies/associations, blogs, videos and learning institutions afterwards. This way, it is used these sources in the lesson plans which embraces the themes related to Chronobiology: biological rhythms, sleep genetic, individual differences and healthy sleep habits. The lesson plans were intended to contemplate active methodologies, for example: the station rotation which students may Interact in a significant way with the themes. It is intended to offer teachers a conceptual support so they can contribute to students' healthier sleep habits through the proposed activities. Keywords: Chronobiology. Student. High school. Courseware. Sleep. | - |
Formato: dc.format | 68 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cronobiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sono | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento e adaptação de material didático de cronobiologia para estudantes do ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: