Possibilidades e limites para a atuação profissional da assistente social na Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEscorsim, Silvana Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Bacharelado em Serviço Social-
Autor(es): dc.creatorFeltz, Cinthia de Oliveira, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:05:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:05:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64587-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Silvana Maria Escorsim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Serviço Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionAs instituições escolares estão cada vez mais voltando suas atenções para as novas alternativas de ensinar e aprender, com o intuito de melhorar a qualidade de ensino. A educação é parte de um contexto de reprodução social, que se baseia no aperfeiçoamento do ser social, com a intenção de que este absorva a realidade em que está inserido. O assistente social, quando parte de uma equipe multidisciplinar, garante aos sujeitos participantes dos processos de ensino-aprendizagem um atendimento integral de todas as particularidades, promovendo, assim, o acesso aos direitos sociais. Paranaguá é um munícipio turístico e portuário localizado no litoral estado do Paraná. A Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani está localizada em Paranaguá e conta com 235 alunos com deficiências múltiplas matriculados no Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a intervenção da assistente social na Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani e os desafios percebidos. De modo que os objetivos específicos são: conceituar a educação libertadora e a educação como direito social; compreender a relação entre serviço social e educação; elucidar os instrumentos técnicos operativos utilizados pela assistente social; e, por fim, compreender os desafios que a profissional identifica na intervenção na escola. Para alcançar esse propósito, foi realizada pesquisa qualitativa com um estudo de caso, através de entrevistas, com aplicação de questionários abertos realizadas com alunos e profissionais da escola estudada. Os resultados indicam que as funções desempenhadas pela assistente social na Escola Eva Cavani são de extrema importância para a melhoria da qualidade de ensino de cada educando.-
Formato: dc.format51 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectServiço social - Prática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço Social - Litoral do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMonografias - Curso de Serviço Social-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social - Escolas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial - Paranaguá (PR)-
Título: dc.titlePossibilidades e limites para a atuação profissional da assistente social na Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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