Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Biora, Ellen Cristina Polli, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:04:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:04:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64544 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64544 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Dulce Regina Baggio Osinsk | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: 156-164 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: História e Historiografia da Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação investiga a função educativa do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), a partir da análise das ações identificadas entre as décadas de 1970 e 1984, e sua relação com os debates sobre o conceito de museu e o ensino da arte na segunda metade do século XX. Trabalhamos com a proposição de Burke (2007) de um olhar para a educação em sentido ampliado, considerando as diferentes formas de transmissão cultural que abrangem os processos educativos não escolares. O museu como espaço educativo será objeto de reflexão levando em conta as considerações de Possamai (2014; 2015) sobre as práticas de coleção, produção e socialização do conhecimento como objetos para a história da educação. O problema de pesquisa incide sobre o conceito de museu vivo, apresentado na memória institucional do MAC-PR como parâmetro que orientou sua atuação desde a fundação, ao estabelecer que, para além da preservação da arte paranaense, a Instituição deveria atuar como estimuladora e divulgadora da arte contemporânea. Empregamos como meio de análise a proposta de história dos conceitos, formulada por Koselleck (2006), que nos auxilia a compreender as diferentes significações conferidas aos museus, construídas ao longo do tempo, e como o conceito de museu vivo esteve articulado à criação do MAC-PR e às ações por ele promovidas. Os conceitos de tática e estratégia baseados em Certeau (2017) apoiaram as análises sobre as práticas sociais envolvidas na criação e gestão do MAC-PR, pensado como um lugar de poder onde os agentes se movimentam e articulam propostas de atuação junto à sociedade. A análise do conceito de museu junto às práticas sociais constatou que o museu vivo foi um termo frequente nos debates nacionais e internacionais sobre os museus de arte durante o século XX, representando uma alteração no significado de museu, e fomentando novas práticas e experiências para essas instituições voltadas à educação e à formação do público. No caso do MAC-PR, as práticas de dinamização da instituição consistiram na organização de exposições temporárias, eventos realizados em parceria com instituições congêneres e universidades, promoção de palestras e lançamento de livros, além da organização de equipes de monitoria para atendimento de grupos escolares. Como fontes, selecionamos documentos institucionais e legislativos, fotografias e artigos de jornal que fazem parte do acervo do MAC-PR; além de periódicos e obras das áreas museal e de educação em arte. Palavras-Chave: História da Educação; Museus de Arte; Museu de Arte Contemporânea do Paraná; Museu vivo; Ensino da Arte. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation investigates the educative role of the Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) based on the analysis of the identified actions between 1970s and 1984, and its relations to the debates about the concept of museum and art education in the second half of the 20th century. Working along with the proposal of Burke (2007) of a gaze to education in an amplified meaning, considering the different means of cultural transmission that reach the non-school educational processes. The museum as an educational space is object of reflection from the considerations of Possamai (2014; 2015) about the collection practices, production and socialization of knowledge as objects to the story of education. The problem surrounding this research falls in the concept of living museum, showcasing the institutional memory of MAC-PR as a parameter that orientated its actions since its foundations, when established that besides the preservation of Parana's art, the Institution should act as a stimulator and promoter of contemporary art. We've employed as means of analysis the proposal of concept's history elaborated by Koselleck (2006), which helped us comprehend the different meanings applied to museums, constructed along the time, and how the concept of living museum was articulated to the creation of MAC-PR and its promoted actions. The concept of tactic and strategy from Certeau (2017) supports the analysis of the social practices surrounding the creation and managing of MAC-PR, thinking as a place of power where the agents move themselves and articulate propositions of acting along with society. The analysis of the concept of museum along with social practices verified that the living museum was a very present term on national and international debates about art museums in the 20th century, representing the change on the meaning of museum, and fomenting new practices and experiences to those institutions turned to public education and formation. About MAC-PR, those practices of dynamization of the institution coincide with the organization of temporary expositions, events accomplished in partnership with affiliated institutions and universities, promotion of lectures and releasing of books, besides the execution of guided visits to school groups even to the construction of a monitoring team. For this investigation, it was taken as source institutional and legislative documents, photography and newspaper articles that incorporate the MAC-PR archives, besides the periodical newspaper and works surrounding museum related areas and art education. Keywords: Education History; Art Museums; Contemporary Art Museum of Paraná; Living Museum; Art Education. | - |
Formato: dc.format | 166 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu de Arte Contemporânea do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus de arte - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | O conceito de museu vivo na perspectiva da educação : o caso do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (1970-1984) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: