O bem viver na Escola Latino-Americana de Agroecologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLautert, Luiz Fernando de Carli, 1969--
Autor(es): dc.contributorLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorJaskiw, Eliandra Francielli Bini, 1980--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:08:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:08:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64543-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64543-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luiz Fernando de Carli Lautert-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Claudemira Vieira Gusmão Lopes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 28/06/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 144-150-
Descrição: dc.descriptionResumo: O Assentamento do Contestado, parte do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, localizado no município da Lapa- PR, conta com uma estrutura organizacional modelo. Dentro dele está a Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA), recorte desta investigação. Neste território foi investigada a presença de convergências das práticas locais com os Princípios da Filosofia do Bem Viver, através da hipótese de similaridades com a Agroecologia que é a base daquela estrutura social. O Bem Viver se constitui como a filosofia de vida dos povos originários da América Latina e sua resistência ao modelo econômico hegemônico desenvolvimentista. Alberto Acosta é o autor que referencia tais princípios na obra que escreveu com o intuito de resgatar e difundir esta ideia. Esta pesquisa participante está organizada em três momentos: 1. Fase Exploratória; 2. Pesquisa de Campo; 3. Sistematização de Dados. Utilizou-se ferramentas etnográficas para coleta de dados durante as vivências. Além disso, para concretizar alguns dados, a Metodologia dos Mapas Mentais conjugada com a Entrevista Projetiva também fez parte dos instrumentos de coleta, interpretação e sistematização de dados. Todo o material coletado foi analisado e interpretado à luz do Pensamento Complexo. A interpretação das Homonímias Sígnicas dos Mapas Mentais fundamentou a maioria das interpretações e levaram a materialidade os resultados obtidos acerca de uma filosofia de vida, algo imaterial. As convergências da Agroecologia e do Bem Viver foram confirmadas, bem como a presença dos Princípios do Bem Viver na ELAA. A conjugação de metodologias subsidiou a concretização e valoração dos resultados deste tema sócio-ambiental subjetivo e abstrato. Palavras-chave: Escola Latino-Americana de Agroecologia. Assentamento do Contestado. Princípios do Bem Viver. Pensamento Complexo. Homonímias Sígnicas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The Contestado Settlement, part of the Landless Workers Movement, located in the city of Lapa-PR, has a model organizational structure. Within it is the Latin American School of Agroecology (ELAA), clipping of this investigation. In this territory was investigated the presence of convergences of local practices with the Principles of Philosophy of Well Living, through the hypothesis of similarities with the Agroecology that is the basis of that social structure. Well Living is the philosophy of life of the peoples of Latin America and their resistance to the hegemonic developmental economic model. Alberto Acosta is the author who references these principles in the work he wrote in order to rescue and spread this idea. This participant research is organized in three moments: 1. Exploratory Phase; 2. Field Research; 3. Systematization of Data. Ethnographic tools were used to collect data during the experiences. In addition, to concretize some data, the Mind Map Methodology in conjunction with the Projective Interview was also part of the data collection, interpretation and systematization instruments. All material collected was analyzed and interpreted in the light of Complex Thought. The interpretation of the Mind Map Signal Homonyms was based on most of the interpretations and materialized the results obtained from a somewhat immaterial philosophy of life. The convergence of Agroecology and Well Living has been confirmed, as well as the presence of the Well Living Principles at ELAA. The combination of methodologies supported the achievement and valuation of the results of this subjective and abstract social-environmental theme. Keywords: Latin American School of Agroecology. The Contestado Settlement. Principles of Well Living. Complex thinking. Signics Homonyms.-
Formato: dc.format161 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Latino-Americana de Agroecologia-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Título: dc.titleO bem viver na Escola Latino-Americana de Agroecologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.