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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Vandecy Silva, 1964- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T12:59:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T12:59:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64542 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64542 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Maurício César Vitória Fagundes | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Programa de Pós-Graduação Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 19/06/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O caminho que transcorreu esta pesquisa se estabeleceu na Rede Municipal de Educação no Município de Paranaguá, objetivando compreender o processo de construção de Projeto Político Pedagógico (PPP) democrático, com foco na Educação Ambiental, associado a três objetivos específicos: diagnosticar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas nas instituições de ensino da rede; relacionar os conceitos que os sujeitos pré-definem de Escola Ecológica, Escola Pública, o Bem Viver e Humanização com a Educação Ambiental; e construir com os sujeitos da pesquisa fundamentos de um PPP como suporte à formação permanente de professores, mirando a transformação social e local, como caminho de uma prática docente crítica sobre o ambiente. A fundamentação teórica buscou conciliar a Educação Ambiental à luz da concepção de PPP, os marcos legais e históricos da disciplina e a formação de professores, alicerçada na contextualização do município no que se refere à descrição e dados da Educação. A escolha metodológica se definiu pela pesquisa qualitativa e exploratória, desenvolvida por meio da pesquisa participante. O espaço escolhido para a realização do estudo foi na Secretaria Municipal de Educação (SEMEDI) de Paranaguá e os sujeitos foram 12 docentes técnicos responsáveis pela gestão da Educação Infantil e o Ensino Fundamental Séries Iniciais. Para a coleta de dados, a pesquisadora utilizou da observação participante com anotações em diário de bordo decorrente dos encontros de grupos de discussão e questionário enviado via e-mail para as 32 escolas e 26 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), contendo 10 questões discursivas no que resultou no Diagnóstico Inicial. A partir do diagnóstico inicial a problemática emergente, desencadeando em processos de formação docente com os Pedagogos durante o segundo semestre do ano de 2018 e primeiro semestre de 2019, em que o horizonte foi à construção do PPP de uma escola ecológica transformadora. O segundo momento da pesquisa, teve continuidade com 07 encontros de grupo de discussão, totalizando 09 durante toda a pesquisa. Os dados obtidos durante a pesquisa evidenciaram no primeiro momento ao mapear as práticas em Educação Ambiental que as ações são iniciantes, alguns com a intencionalidade em aprofundar projetos estruturados, porém, a maioria está voltado às escolas de tempo integral. Diante deste cenário os sujeitos da pesquisa apoiados pela pesquisa participante aproximam-se dos Pedagogos lotados nas escolas municipais pela formação permanente, no anseio de diagnosticar a demanda real, os desafios a serem superados para propor uma discussão em torno na problemática ambiental, partindo das propostas pedagógicas das instituições. A relação dos conceitos que os sujeitos pré-definiram de Escola Ecológica, Escola Pública, o Bem Viver e Humanização com a Educação ambiental se apresentaram consistentes e necessários para fundamentar o PPP, documento suleador de um espaço ecológico, para a formação regular dos estudantes no município de Paranaguá. Palavras-chaves: Projeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Formação de Professores. Rede Municipal de Educação de Paranaguá. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The path that followed this research was established in the Municipal School Chain in Paranaguá, aiming to understand the process of construction of a democratic Pedagogic Political Process (PPP), focusing on Enviromental Education, associated to three specific objectives: diagnose the practices of Environmental Education programs developed at the chain's educational institutions; relate the concepts that the subjects pre-define of Ecological School, Public School; the Good Living and Humanization with Environmental Education. And build, with the research subjects, fundamentals of a PPP as support for the permanente formation of teachers, aiming at social and local transformation, as a path of a critical teaching practice about the environment. The theoretical foundation sought to reconcile Environmental Education in the light of the PPP conception, the legal and historical frameworks of the discipline and teacher training, based on the contextualization of the municipality regarding the description and data of Education. The methodological choice was defined by qualitative and exploratory research, developed through participatory research. The space chosen for the study was at the Paranaguá's Municipal Secretary of Education (SEMEDI) and the subjects were 12 professors responsible for the management of Children Education and Elementary School. For data collection, the researcher used the participant observation with logbook notes resulting from discussion group meetings and a questionnaire sent via email to the 32 schools and 26 Municipal Centers of Children Education (CMEIs), containing 10 discursive questions resulting in the Initial Diagnosis. From the initial diagnosis the emerging problem, triggering in processes of professors training with Pedagogues during the second semester of 2018 and first semester of 2019, in which the horizon was the construction of the PPP of a transformative ecological school. The second moment of the research continued with seven discussion group meetings, totaling 09 throughout the research. The data obtained during the research showed in the first moment when mapping the practices in Environmental Education that the actions are beginners, some with the intention to deepen structured projects, however, most are directed to full time schools. Given this scenario, the research subjects supported by the participant research approach the Pedagogues crowded in the municipal schools by the permanent formation, in the desire to diagnose the real demand, the challenges to be overcome to propose a discussion around the environmental problem, starting from the institutions pedagogical proposals. The relationship of the concepts that the subjects predefined of Ecological School, Public School, Good Living and Humanization with Environmental Education were consistent and necessary to support the PPP, document that guides an ecological space, for the regular formation of students in the municipality of Paranaguá. Keywords: Political-Pedagogical Project, Environmental Education. Teachers Training. Paranaguá Municipal Education Chain. | - |
Descrição: dc.description | RESUMEN: El camino que transcurrió esta investigacion se estableció en la Red Municipal de la Educación en el Municipio de Paranaguá. El objetivo es comprender el proceso de construcción del Proyecto Político Pedagógico (PPP) democrático, con enfoque en la Educación Ambiental, asociados a tres objetivos específicos: diagnosticar las prácticas de Educación Ambiental desarolladas en las instituciones de enseñanza de la red; relacionar los concéptos que los sujetos preestablecieron de la Escuela Ecológica, Escuela Pública, El Vivir Bien y la Humanizacion con la Educación Ambiental y, construir con los sujetos de la investigación, fundamentos de un PPP como soporte a la formación permanente de profesores, mirando la transformación social y local, como camino de una práctica docente crítica sobre el medio ambiente. La fundamentación teórica buscó conciliar la Educación Ambiental a la luz de la concepción del PPP, los marcos legales e históricos de la disciplina y la formación de profesores basado en la contextualización del municipio en lo que se referie la descripción y datos de la educación. La elección metodológica se defenió por la investigación cualitativa y exploratoria, desarollada por el medio de la investigación. El espacio elegido para la realización del estudio fue en la Secretaria Municipal de Educación (SEMEDI) de Paranaguá y los sujetos fueron 12 (doce) docentes técnicos responsables por la gestión de la Educacion Infantil, la Enseñanza Primaria y series iniciales. Para la recogida de datos, la investigadora utilizo la observación participante con anotaciones en diario de a bordo de los encuentros de grupos de discusión y cuestionários enviados por correo electrónico para las 32 (treinta y dos) escuelas y 26 (veintiséis) Centros municipal para la educación de la primera infancia (CMEIs), con 10 (diez) preguntas discursivas en lo que resulto en el diagnóstico inicial. A partir del diagnóstico inicial la problemática emergente desencadenando en procesos de formación docente con los pedagogos durante el segundo semestre del año 2018 y el primer semestre de 2019, en que el horizonte ha sido a la construcción del PPP de una escuela ecológica transformadora. El segundo momento de la investigación tuvo continuidad con 07 (siete) encuentros del grupo de discusiones, totalizando 09 (nueve) durante toda la investigación. Los datos obtenidos durante la investigación evidenciaron en el primer momento al asignar las prácticas en Educación Ambiental que las acciones son iniciantes, algunos con la intencionalidad en profundizar proyectos estructurado, sin embargo, la mayoria esta volviendo a las escuelas de Tempo Integral. Delante de este escenario los sujetos de la investigación participante aproximándose a los pedagogos situados en las escuelas municipales por la formación permanente, en el anhelo de diagnosticar la demanda real, los desafios a ser superados para proponer una discusión en torno a la problemática ambiental, a partir de las propuestas padagógicas de las instituciones. La relación de los conceptos que los sujetos preestablecieron de la Escuela Ecológica. Escuela Pública, El Vivir Bien y Humanización con la Educación Ambiental se presentaron consistentes y necesarios para fundamentar o PPP, documento suleador de un espacio ecológico, para la formación regular de los estudiantes en el Municípo de Paranaguá. Palabras clave: Proyecto Político Pedagógico. Educacion Ambiental. Formación de Profesores, Red Municipal de Educación de Paranaguá. | - |
Formato: dc.format | [86] p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Paranaguá (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
Título: dc.title | Projeto político pedagógico : práticas, vivências pedagógicas e relações ambientais na Rede Municipal de Ensino de Paranaguá-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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