Dança tribal e sentimentos expressos pelo corpo silenciado no cárcere feminino

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Autor(es): dc.contributorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Mariáh Marques, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:07:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:07:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64521-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64521-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Sonia Maria Chaves Haracemiv-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma reflexão sobre o desenvolver da consciência corporal das detentas de forma a possibilitar a identificação das marcas de violência e a expressão pela prática da Dança Tribal. Assim, a problemática de investigação teve como foco a identificação e expressão dos sentimentos das encarceradas que sofreram/sofrem violências nas dimensões físico-psico-social em suas trajetórias de vida, cujas marcas estão em seus corpos, expressas na prática de dança tribal. Foi tomado como referencial os teóricos cujos estudos abordam os temas como Cárcere, Dança, Violência contra as Mulheres, Sentimentos e Expressões dos Corpos e Conscientização. Na literatura de Jean- Yves Leloup (2012), Nasio (2009) e Maturana (2009) busca-se subsídios para discutir sentimentos e expressão dos corpos, de forma a aprofundar na investigação quanto a questão da violência contra mulher. Para fundamentar cárcere e conscientização, foi tomado como referência Guimarães (2015), Pedroza (2015), Dourado (2014), Haracemiv (2015), Julião (2009), Freire (1981) e Feldenkrais (1997) respectivamente. Quanto ao tema Dança Tribal vem se tomando como referencial Bezerra (2017), Berbare (2013) e Souza (2012) e suas contribuições. O estudo foi desenvolvido com mulheres encarceradas no Presídio Central Estadual Feminino em Piraquara, no estado do Paraná. A pesquisa é caracterizada como qualitativa do tipo etnográfico, porque objetivamente pretende-se conhecer o cárcere por dentro, como espaço educacional libertador e ao mesmo tempo repressor, de forma a criar condições para que as apenadas possam libertar suas vozes por meio das linguagens de seus corpos silenciados, expressões das detentas quanto aos sentimentos de saudade, solidão, amor, raiva, medo, arrependimento, compaixão e outros. A pesquisa se caracteriza por ação com narrativas, frente à forma como os dados foram coletados e tratados, em relação às vivências e falas das detentas. A pesquisa se deu por um conjunto de procedimentos técnicos e operativos que foram seguidos, no caso do estudo, a gravação e transcrição das falas enquanto o desenvolvimento de uma oficina de dança. Os encontros com o grupo selecionado foram realizados a partir do segundo semestre de 2018. Essa pesquisa possibilitou momentos de consciência do eu e do outro, ajudando a gerar um sentimento de humanidade. A importância deste estudo está na busca da compreensão que as apenadas fazem de si e de seus sentimentos que marcaram/marcam suas vidas, e dessa forma, possibilitar expressá-los através da prática da dança dentro de um espaço definido pelo silenciamento e aprisionamento de corpos femininos. Palavras-chave: Cárcere Silenciador. Marcas de Violência. Movimento do Corpo e Conscientização. Expressão Corporal Feminina. Dança no Cárcere.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work has as main objective to carry out a reflection on the development of the body conscience of the inmates so as to enable the identification of the marks of violence and the expression through the practice of the Tribal Dance. Thus, the research problematic focused on the identification and expression of the feelings of those incarcerated who suffered / suffer violence in the physical-psychosocial dimensions in their life trajectories, whose marks are in their bodies, expressed in tribal dance practice. Theoreticians whose studies deal with themes such as Jail, Dance, Violence against Women, Feelings and Expressions of Bodies and Awareness were taken as references. In the literature of Jean-Yves Leloup (2012), Nasio (2009) and Maturana (2009) we seek subsidies to discuss feelings and expression of bodies, in order to deepen the investigation regarding the issue of violence against women. In order to support jail and conscientization, Guimarães (2015), Pedroza (2015), Dourado (2014), Haracemiv (2015), Julião (2009), Freire (1981) and Feldenkrais (1997) respectively. As for the Tribal Dance theme, Bezerra (2017), Berbare (2013) and Souza (2012) and their contributions have been taken as references. The study was carried out with women incarcerated in the Central State Female Center in Piraquara, Paraná state. The research is characterized as quakitativa of the ethnographic type, because it is objectively intended to know the prison inside, as a liberating educational space and at the same time repressor, in order to create conditions so that the distressed ones can free their voices through the languages of their bodies silenced, expressions of the prisoners as to the feelings of longing, loneliness, love, anger, fear, repentance, compassion and others. The research is characterized by action with narratives, in front of the way the data were collected and treated, in relation to the experiences and speeches of the inmates. The research was carried out by a set of technical and operative procedures that were followed, in the case of the study, the recording and transcription of the speeches while the development of a dance workshop. The meetings with the selected group were held from the second half of 2018. This research made possible moments of self-awareness and the other, helping to generate a sense of humanity. The importance of this study is in the search for the comprehension that the distressed ones make of themselves and their feelings that marked / mark their lives, and thus, to express them through the practice of the dance within a space defined by the silencing and imprisonment of bodies feminine Keywords: Muffler Jail. Marks of Violence. Body Movement and Awareness. Female Body Expression. Dance in the Jail.-
Formato: dc.format[134] p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLinguagem corporal-
Palavras-chave: dc.subjectDança - Comunicação corporal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleDança tribal e sentimentos expressos pelo corpo silenciado no cárcere feminino-
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